FecharX

Governo mantém início de horário de verão para 4 de novembro

Depois de anunciar adiamento para dia 18, o Palácio do Planalto resolveu manter a data anterior



Créditos da imagem: Olesya Kuznetsova
Main 125410 por olesya kuznetsova
Redação Sou BH
22/10/18 às 20:36
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

O Governo Federal decidiu voltar atrás e manter o início do horário de verão para o dia 4 de novembro. 

Normalmente, os relógios são adiantados em outubro, mas a mudança foi adiada para novembro por causa do segundo turno das eleições. No começo do mês, foi anunciado mais um atraso, para o dia 18 de novembro, atendendo a um pedido do Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem, já que o exame será aplicado em dois domingos, sendo o primeiro no dia 4.

A negativa do Palácio do Planalto ao pedido veio depois de um estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão.

Na época em que foi anunciado o adiamento para 18 de novembro, a medida foi criticada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo a associação, a mudança da data acarretaria "sérias consequências" ao planejamento das operações e, consequentemente, para quem adquiriu passagens antecipadamente, afetando três milhões de passageiros. 

Ajustar Relógio

No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A modalidade é adotada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Da Agência Brasil