FecharX

Com nomes de peso e novidades, Virada Cultural tem programação divulgada

Evento terá cerca de 500 atrações espalhadas em palcos e espaços públicos de BH



Créditos da imagem: Reprodução
Main 130138 virada 2014
Virada terá cerca de 500 atrações
Redação Sou BH
29/06/16 às 14:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:30

Imagine juntar nomes como Criolo, Renegado, Elza Soares, Lenine, Sandra de Sá e Chico César em um mesmo evento. Complete a programação com espetáculos de circo e dança, diversas atrações teatrais e muita cultura popular. Gostou? Pois saiba que essa é a receita da Virada Cultural de Belo Horizonte, em 2016. Nesta quarta-feira, a Fundação Municipal de Cultural (FMC) anunciou a programação completa do evento, que acontece nos dias 9 e 10 de julho, com cerca de 500 atrações espalhadas pela cidade. Todos os eventos são gratuitos, com início às 19h do sábado.

A quarta edição da Virada tem os mesmos moldes que já caiu nas graças do público belo-horizontino: 24 horas seguidas de espetáculos de música, dança, teatro, circo, literatura, artes visuais, cultura popular e outras manifestações artísticas. Serão 15 palcos distribuídos pela capital, além de outras intervenções nas ruas, esquinas e pontos importantes de BH.

Além dos grandes nomes da música nacional já citados, a Virada Cultural 2016 conta com outras novidades. Uma delas é o Palco Itinerante, que terá uma estrutura dinâmica e desmontável para circular em diferentes espaços da capital mineira.

Focado na diversidade, o evento também vai valorizar ainda mais a ocupação dos espaços públicos da cidade, com 62 atrações artísticas em palcos de rua, esquinas e faxadas, inseridas no segmento “No Circuito”. Outro ponto positivo é a participação de 145 atrações locais, número recorde do evento.

No que diz respeito aos espaços, a novidade de 2016 é a utilização da Praça da Rodoviária, que receberá uma performance audiovisual com nove DHs e quatro VJs. Além disso, A Praça Afonso Arinos e a Praça da Liberdade retornam ao roteiro.

Para viabilizar mais locais de apresentação e fomentar a participação do público, a Virada conta com parceiros. Um deles é o Sesc Palladium, que receberá 38 atrações artísticas e ainda viabilizou os shows de Elza Soares e Chico César, por meio do projeto Minas ao Luar. Já o show de Sandra de Sá, no Parque Municipal, acontece em ação conjunta com o Festival Sarará.

O público infantil também será contemplado. Neste ano, a tradicional Viradinha terá 80 atrações destinadas aos pequenos, o dobro do que foi feito na edição passada. São peças teatrais, exibição de filmes e contação de história, principalmente, na manhã e tarde de domingo. Destaque para o 1º Viradão Circense da Trupe Gaia, que reunirá coletivos circenses em 31 atividades na Av. dos Andradas.

Confira os principais nomes da programação:

Palco Praça da Estação

Flávio Renegado – sábado, às 21h

Criolo – sábado, às 22h30
Elza Soares - domingo à noite (Minas ao Luar)

Palco Guaicurus

Chico César – domingo, às 2h (Minas ao Luar)

Parque Municipal

Sandra de Sá – domingo, à 1h (Festival Sarará)
Lenine - domingo, às 19h (Festival Sarará)