FecharX

Gratuidade nos ônibus de BH pode se estender para crianças de até 7 anos

Projeto autorizaria isenção através do cadastramento dos jovens usuários



Créditos da imagem: Breno Pataro/PBH
Main 150437 9103277562 f601c241ed o
Redação Sou BH
08/03/18 às 19:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Medida já implementada na capital para crianças menores de cinco anos, a gratuidade no transporte coletivo urbano pode ser estendida para meninos e meninas de até sete anos. Tramitando em 1º turno na Câmara Municipal, o projeto autorizaria a concessão da isenção através do cadastramento dos jovens usuários e a criação de um cartão eletrônico individual. O tema esteve em análise na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, em reunião ordinária.

De autoria do vereador Osvaldo Lopes (PHS), o PL 401/17 propõe a gratuidade do serviço de transporte coletivo para crianças de até sete anos, determinando que a medida seja viabilizada por meio de um cartão eletrônico que libere a catraca. O parlamentar lembra que essa isenção já é aplicada para pequenos de até cinco anos, mas exige que a criança seja carregada no colo ou passe por baixo da roleta. De acordo com o vereador, esse projeto buscaria não apenas garantir o direito, mas preservar a dignidade da criança.

Reconhecendo o mérito da proposta, o vereador Jorge Santos (PRB), relator do projeto na comissão, solicitou à Secretaria Municipal de Governo e à BHTrans que avaliem a proposta e respondam a uma série de perguntas,como se serão necessárias adaptações nos veículos e se haverá impacto no valor das passagens para os demais usuários.

Com Câmara Municipal de Belo Horizonte