FecharX

Grupo "Amigos da Rua Goitacazes" adota quarteirão com o apoio da Regional Centro-Sul

Através do programa "Adote o Verde", grupo de moradores tem como compromisso cuidar e conservar as áreas verdes do local



Créditos da imagem: Site PBH
Main 191327 rrua goitacazes adote o verde
Os moradores contam com o apoio da Regional Centro-Sul, que disponibilizou mão de obra e materiais para manutenção dos canteiros
Redação Sou BH
25/06/15 às 20:51
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

Por meio do “Adote o Verde”, programa de parcerias da Prefeitura de Belo Horizonte e a sociedade civil, o grupo de moradores “Amigos da Rua Goitacazes” adotou áreas permeáveis em volta de árvores da Rua Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Bahia, no Centro.

A iniciativa conta com o apoio da Regional Centro-Sul da capital que, após uma avaliação paisagística feita pela Gerência de Jardins e Áreas Verdes, disponibilizou mão de obra, terra, adubo e mudas de grama amendoim e de liríope para os canteiros do quarteirão.

Para a manutenção arquitetônica e preservação cultural e urbanística do local, o grupo resolveu tomar algumas iniciativas, entre elas, o incremento dos anéis ecológicos das árvores, transformando-os em 18 pequenos canteiros. Segundo a aposentada Ana Zuleima de Castro Luscher, uma das fundadoras do grupo e moradoras da região, a Rua Goitacazes faz parte do patrimônio da capital. “Tem que ter mais qualidade de vida na área central. Somos moradores que gostam do Centro e não queremos sair. É um lugar de memória da cidade e possui muitas coisas interessantes”, comentou.

Na capital, cerca de 360 locais já estão adotados por meio do projeto “Adote o Verde”, que conta com o apoio do poder público e da sociedade para manter as áreas verdes de Belo Horizonte bem conservadas. Ainda há cerca de 120 espaços disponíveis para adoção. Confira no site do “Adote o Verde” os locais que aguardam um adotante.

Primeira Varanda Urbana de BH é inaugurada na Rua dos Goitacazes

A primeira Varanda Urbana de BH foi inaugurada nesta quinta-feira (25) na Rua dos Goitacazes, entre as ruas Rio de Janeiro e Espírito Santo, é um convite ao descanso. Em maio, foi assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-BH) e a cessão do espaço público para a instalação da Varanda Urbana foi definido por meio do decreto municipal 15.895/15.

De acordo com o presidente da CDL-BH, Bruno Falci, o local foi escolhido por estar em uma região com grande fluxo de pedestres, além de possuir uma ampla rede de lojas, bares e restaurantes. Os mobiliários foram construídos em material reciclado parecido com madeira e têm iluminação fotovoltaica. A Varanda Urbana da Rua Goitacazes possui piso, bancos e postes inspirados em praças das cidades do interior de Minas.