FecharX

Grupo Vhiver precisa de ajuda para reverter situação de fechamento

ONG que já apoiou mais de 10 mil soropositivos por mês, oferecendo alimentação, fisioterapia e apoio psicológico, vive um momento dramático



Créditos da imagem: Divulgação
Main 152129 grupo vhiver precisa de ajuda
Redação Sou BH
15/09/15 às 14:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

O Grupo Vhiver necessita de ajuda urgente para reverter sua situação de fechamento e, para isso, lançou uma campanha para arrecadar fundos por meio de uma plataforma de crowdfunding. Fundada há 21 naos, no ápice da epidemia de Aids no Brasil, a ONG - que já apoiou mais de 10 mil soropositivos por mês, oferecendo alimentação, fisioterapia e apoio psicológico, vive um momento dramático. 

Após a suspensão dos convênios com o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte, que ajudavam a manter o projeto, a entidade acumulou dívidas tentando manter suas atividades mínimas. No entanto, teve que fechar as portas no início do mês por falta de recursos.

As doações serão recolhidas por meio do site www.vakinha.com.br/volta-vhiver, mas é importante que haja também uma campanha de conscientização em prol do projeto. Para Valdecir Buzon, presidente do Grupo Vhiver, a campanha é um sopro de esperança “Se não sensibilizarmos com urgência a imprensa, o poder público e a sociedade para a causa AIDs no Brasil, teremos o retorno da epidemia”, diz. “Os números já mostram isso. Em julho, a UNAIDs divulgou um relatório que mostra que o número de infecções nos últimos anos diminuiu em todo o mundo enquanto no Brasil, aumentou, principalmente entre os jovens. É muito triste que uma instituição como o Vhiver, reconhecida mundialmente por instituições como a ONU e a Unicef, tenha chegado à essa situação por falta de apoio.”

A ação foi organizada pela agência Popcorn em parceria com uma rede de amigos do Grupo Vhiver que inclui os Reporteros (agência de produção de conteúdo), o Quarto Amado (coletivo de arte), Urban Haus Arquitetura (escritório de arquitetura), Tutano Filmes (produtora de vídeo), Na Trilha Produções (produtora de áudio), Cumbuca Comunicação (agência de comunicação digital) além de inúmeros apoiadores, como o ator Paulo Tiefenthaler (do programa Larica Total) e veículos de comunicação, como a Globo Minas, o Jornal Estado de Minas, a JChebly, Fred Zak, Jokerman, PAD e as rádios 98 FM, Liberdade FM, Antena 1 e Claro FM.