FecharX

Tradicional destino de mineiros, orla de Guarapari é destruída pelo mar

Ressaca do mar causa destruição e consequente interdição da orla da praia de Meaípe, em Guarapari, no Espírito Santo; Anchieta e Marataízes também são atingidas



Créditos da imagem: Padre Jairo Souza/Facebook
Main grey
Redação Sou BH
15/08/17 às 14:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:04


Padre Jairo Souza/Facebook

Um dos principais destinos de belo-horizontinos e mineiros, de maneira geral, foi parcialmente destruído pelo avanço do mar. A orla da praia de Meaípe, em Guarapari, no Espírito Santo, foi atingida em cheio pela natureza e precisou ser interditada pela Defesa Civil local no fim de semana.

A possibilidade do mar avançar ainda mais e atingir residências e comércios próximos não foi descartada. A Defesa Civil avalia fazer uma contenção provisória e até mesmo isolar algum estabelecimento, já que a previsão é de ondas fortes até a próxima quarta-feira.

 "Desde domingo retrasado a ressaca do mar está forte. Estamos monitorando diariamente. O papel da Defesa Civil é isolar a área para evitar acidentes", afirmou o gerente da Defesa Civil de Guarapari, Romildo Scalzer, ao Gazeta Online, do Espírito Santo. Autoridades, incluindo o prefeito Edson Magalhães, visitaram a praia na manhã de segunda-feira.


"O município está tomando as providências cabíveis, dentro da legislação, para realização de uma obra emergencial no local da erosão, um levantamento técnico já esta sendo realizado e a obra será iniciada conforme a finalização dos procedimentos legais", diz trecho da nota da prefeitura de Guarapari.

A situação no local gerou desabafo do pároco da comunidade, o padre Jairo Souza, no Facebook. 



A ressaca também causou destruição nos municípios de Anchieta e Marataízes, no litoral sul do Estado capixaba. Parte da praia dos Castelhanos, por exemplo, precisou ser interditada. Leia mais aqui.