FecharX

Hemocentro convoca doadores de sangue

<p>Cirurgias em BH foram suspensas devido ao estoque baixo</p>



Créditos da imagem:
Main 1605 sangue hemocentro
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

Cirurgias eletivas de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em Belo Horizonte, foram suspensas até a próxima segunda-feira (19). O motivo: estoque baixo de sangue no Hemocentro.

Segundo informações do Hemocentro, se não houver mais voluntários, o prazo de cancelamento pode ser prorrogado. De acordo com o coordenador da unidade, Marcelo Froes, a situação é crítica. ?Para se ter uma ideia, o grupo sanguíneo ?O?, que atende os grupos A, B, e AB positivos, está com estoques 90% mais baixo do que o ideal. Além disso, precisamos reservar os 10% para as emergências, por isso o pedido de suspensão de cirurgias eletivas?, explicou o médico.

Nem mesmo o Tour do Carinho, ação de doação de sangue na Praça Sete, conseguiu manter os estoques de segurança. Cirurgias, ambulatórios e emergências dependem das doações. Voluntários podem fazer agendamento de doações pelo telefone 155 (opção 8) de 7h às 18h, diariamente, de segunda a sexta-feira. Mas é possível fazer a doação sem programação e tempo de espera na Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia. Veja mais postos de atendimento.

Podem ser doadores pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que jovens de 16 e 17 anos poderão participar da ação junto com um responsável ou autorização registrada em cartório. Todos interessados devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e que não tenham tido permanência ou visita às regiões brasileiras endêmicas para Doença de Chagas. Já os doadores que foram vacinados contra a gripe devem esperar por 48 horas para fazerem sua doação.