FecharX

Igreja São José terá fachada e laterais originais recuperadas

<p>Iniciativa irá deixar o templo com o mesmo aspecto que tinha em 1901</p>



Créditos da imagem:
Main sao jose
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

Uma das principais atrações do Centro de Belo Horizonte, a Igreja São José, na avenida Afonso Pena, passará por uma revitalização nos próximos meses. A fachada e as laterais do templo ganharão o aspecto do projeto original de 1901, feito por Edgard Nascentes Coelho. A partir desta semana, andaimes estão sendo montados na parte central do tempo para a recuperação que será exclusivamente estética.

Após realizar prospecções nas paredes, o Grupo Oficina de Restauro encontrou, sob camadas de tintas, tons vermelho, laranja e cinza. Segundo informações dos organizadores, a matriz foi pintada em 1912, por Schumacher, e pôde ser vista até 1928, quando, devido à degradação provocada pelo tempo, ganhou o bege em todo o exterior. A intervenção já está aprovada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.

Acredita-se que a intervenção irá revelar aspectos que os belo-horizontinos não conhecem, como as torres antes revestidas de pedra ardósia e depois cobertas por tinta prateada. O projeto de recuperação está previsto para durar em torno de dois anos, com recursos de cerca de R$ 1,4 milhão. A primeira parte a ser alterada será a central da construção.

Uma campanha de arrecadação de fundos está sendo programada para os próximos dias.

igreja-sao-jose-antiga
A Igreja de São José, no Centro, terá aspecto original recuperado