FecharX

Inscrições abertas para oficinas de Presépios e Folias

Centros culturais promoverão workshops sobre as tradições culturais ainda presentes em BH



Créditos da imagem: Blog Ana Bela Jardim
Main pres%c3%a9pio 20140924203406
Presépio do Pipiripau é um dos mais tradicionais de BH
Redação Sou BH
24/09/14 às 20:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

As inscrições para as oficinas da Mostra BH – Presépios e Folias poderão ser feitas até o dia 13 de outubro. A mostra, criada pela Fundação Municipal de Cultura e pela Belotur, tem a intenção de dar novo significado a aspectos universais da celebração natalina por meio da criação de presépios pelas comunidades dos Centros Culturais. A atividade é gratuita e a idade mínima para participação é de oito anos.

As oficinas vão de 6 de outubro até 28 de novembro e buscam envolver cada comunidade na confecção de presépios que incorporem a identidade local e seus repertórios artísticos sob a orientação de educadores de arte e patrimônio. A atividade prima pela criatividade coletiva, convivência entre gerações e aspectos como o reaproveitamento e a reutilização de materiais. “Na última edição, percebemos o quanto foi rica a troca de experiências simbólicas. Antigas histórias foram resgatadas e muitos fazeres partilhados, reavivando a memória da temática da natividade”, revela a coordenadora da oficina Rosibakir.

Em cada Centro Cultural será realizado ainda um workshop para os participantes da oficina com um Mestre de Folias de Reis. O objetivo é propiciar o encontro entre os criadores dos presépios e um mestre de folia que irá falar sobre o sentido simbólico do presépio e apresentar algumas melodias sobre o tema.

Os Presépios e as Folias de Reis são tradições culturais transmitidas através de gerações que exaltam e rememoram a narrativa histórica e sagrada do nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, foram inseridas no período colonial e se desenvolveram agregando elementos e práticas culturais indígenas e afro-brasileiras, dando-lhes novas cores, ritmos, danças e rituais para lidar com o sagrado.

Em Belo Horizonte, essas expressões ainda hoje encontram-se presentes nas comemorações natalinas e possuem um importante papel no fortalecimento de vínculos sociais e na preservação da memória e da identidade dos cidadãos.