FecharX

Previsto para ser concluído em 2010, Inventário das Árvores de BH ainda não tem data para fim

Após diversos atrasos, projeto que promete mapear espécies concluiu quatro das nove regionais da cidade



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main grey
Redação Sou BH
04/10/17 às 18:36
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Divino Advíncula/PBH

Um projeto - desconhecido por parte dos belo-horizontinos e escanteado pela administração pública - poderia ter minimizado os transtornos causados nos últimos dias pelas quedas de árvores. O Inventário das Árvores, cuja proposta é justamente fazer um raio-x das espécies espalhadas por BH, deveria ter sido concluído no início desta década - mas até hoje não tem nem previsão de término.

Resultado: Belo Horizonte, historicamente conhecida pelo seu perfil arborizado, ainda desconhece suas árvores. A gestão municipal estima que existam na cidade 480 mil unidades - mas o número pode ser maior. No início do projeto, em 2009, a prefeitura calculava que a capital comportava 235 mil árvores. Naquele momento, a promessa era que o trabalho fosse finalizado em meados de 2010.

Oito anos mais tarde, após diversas prorrogações (causadas desde entraves burocráticos até mesmo por falta de segurança adequada dos responsáveis pelo levantamento), a administração pública conseguiu mapear completamente quatro das nove regionais da cidade (veja tabela abaixo). A PBH sabe que ao menos 1,4 mil unidades estão infestadas por um inseto - Euchroma gigantea, conhecido como “besouro metálico” - que pode comprometer os sistemas estruturais da árvore. Outras 600 já foram suprimidas justamente por esse problema.


Uma árvore caiu nesta semana na Praça Sete (Reprodução/WhatsApp) 

Historicamente, no entanto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalhava com o seguinte índice: 10% das árvores de BH estão condenadas, ou por alguma praga ou mesmo por ter sido plantada em um local inadequado - como, por exemplo, uma espécie que precisa desenvolver as raízes, mas tem o espaço limitado por construções. 
Para efeito de comparação, outra cidade arborizada, Paris, recebeu apenas duas espécies (álamos e carvalhos), enquanto estima-se que a capital mineira tenha mais de 240. 

A atual gestão da secretaria não trabalha com essa estimativa de 10% das unidades na capital situadas inadequadas. 

Inventário das Árvores


O projeto tem o intuito de catalogar todas as espécies em locais públicos e também particulares, levantando dados que possibilitem estudos e ações preventivas nas unidades condenadas por pragas ou locais inadequados e que ofereçam risco de queda. Dentro desse monitoramento é feita uma análise criteriosa, a partir de um questionário com 57 itens a serem verificados, alguns deles relacionados à saúde da árvore.

“Entre os itens, destacam-se aqueles relacionados à saúde da árvore e, caso seja verificado algum risco, tanto a população quanto a árvore, medidas serão tomadas automaticamente pela Prefeitura para que acidentes sejam evitados”, destacou, em 2011, a então gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Márcia Mourão.



Características das árvores sendo coletadas por técnico (Divulgação/SMMA)

A parceria entre PBH e Cemig foi anunciada em 2009, mas a assinatura ocorreu dois anos depois, com a participação da Universidade Federal de Lavras. Naquele ano, a previsão era de que o levantamento fosse finalizado em um ano. Diversas justificativas foram apresentadas para explicar os atrasos: falta de experiência dos técnicos, chuvas, questões burocráticas e até mesmo a falta de segurança, já que os trabalhadores fazem a coleta com tablets - para isso, a gestão municipal determinou que guardas municipais acompanhassem os especialistas.

Em outubro de 2017, após três mandatos diferentes, a PBH conseguiu mapear 300 mil árvores. Ainda falta realizar o trabalho em parte da Pampulha e nas regionais Norte, Nordeste, Venda Nova e Barreiro. 

Região

Árvores em logradouros públicos

Árvores em afastamentos frontais de imóveis

Total

Leste

22.444

9.329

31.773

Noroeste

40.146

19.014

59.160

Oeste

37.485

16.723

54.208

Centro-Sul

62.131

28.541

90.672

Pampulha

(dado parcial)

42.203

(dado parcial)

21.986

(dado parcial)

64.189

(dado parcial)

Total

204.409

95.593

300.002


Estragos

A situação das árvores espalhadas por Belo Horizonte voltou a ser pauta após pancadas de chuvas acompanhadas por fortes ventos causar transtornos pela cidade. Os bombeiros foram chamados para atender mais de 100 ocorrências relacionadas às unidades em apenas um dia. Na mais grave delas, um taxista de 36 anos morreu.