FecharX

Após manifestantes acamparem na porta da prefeitura, Kalil vai receber lideranças de ocupações

Representantes das ocupações da Izidora reivindicam projetos de urbanização e regularização



Créditos da imagem: Reprodução/MBL
Main 161957 whatsapp image 2018 03 19 at 15.08.57
Redação Sou BH
20/03/18 às 17:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Após dois dias de protestos de moradores das ocupações da Izidora – Rosa Leão, Vitória e Esperança – em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) aceitou se encontrar com as lideranças na próxima semana. As tensões começaram após os residentes alegarem que Kalil não estava cumprindo as promessas de ajudar na instalação de serviços básicos nas comunidades.

Com o bloqueio de duas faixas da avenida Afonso Pena na manhã da última segunda-feira (19). Os moradores das ocupações acamparam na frente da prefeitura com o intuito de chamar atenção do governo e, especialmente de Alexandre Kalil, para a realização de uma reunião que esclarecesse o destino das comunidades.

De acordo com os representantes das três ocupações, a reivindicação é incluir os territórios da Izidora, hoje ocupado por cerca de 9 mil famílias, na categoria de Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) no Plano Diretor do município. Isso permitiria que futuros projetos de urbanização e regularização das ocupações fossem efetivados.


Reprodução/MBL

Porém, os moradores da Izidora afirmam não ter recebido esse retorno. “Disseram-nos que vão colocar como ADE (Área de Diretriz Especial). Isso é injusto e grave, pois o caminho para realizar regularização fundiária e urbanização precisa da caracterização como AEIS. Classificar como ADE significa deixar aberta a porta para eventuais despejos, parcial ou total, e alimentar a especulação imobiliária sobre as áreas ocupadas”, pontuam, em nota, as lideranças dos movimentos sociais.

Diante da permanência dos protestos em frente ao prédio do Executivo municipal, Kalil comunicou que se encontrará com os representantes das ocupações em seu gabinete no dia 28 de março. Após o anuncio, os manifestantes deixaram a Afonso Pena e o trânsito foi completamente liberado no início da tarde.