FecharX

Luta Antimanicomial ganha o centro nesta segunda (19)

<p>Trabalhadores da saúde mental, usuários dos serviços, familiares e estudantes fazem passeata pelos direitos humanos</p>



Créditos da imagem:
Main 1905 luta
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Na tarde de hoje (19), cerca de 800 pessoas fazem uma passeata pela Região Central de Belo Horizonte em comemoração ao dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em todo o Brasil no dia 18 de maio. O grupo começou a caminhada na avenida João Pinheiro.
 
A BHTrans informou que o grupo vai passar pelas avenidas Álvares Cabral, Afonso Pena, Rua Tupinambás e Avenida dos Andradas, encerrando na Praça da Estação. De acordo com a empresa, os manifestantes ocupam a faixa lateral da pista e interrompem o trânsito apenas quando precisam atravessar os cruzamentos.

De acordo com a Coordenadora Estadual de Saúde Mental (SES-MG), Tânit Sarsur, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem o objetivo de garantir os direitos humanos. A data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), surgindo assim o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial. Na ocasião, os trabalhadores da saúde mental, usuários dos serviços, seus familiares e estudantes foram às ruas e fizeram um manifesto solicitando a mudança e a construção de outro jeito de lidar e conviver com o sofrimento mental: trocar a violência pela solidariedade e o confinamento pelo convívio social.

Veja a matéria especial do Sou BH sobre a data.