FecharX

Manifestações marcam a segunda-feira em BH

<p>Um novo protesto já está agendada para esta terça-feira (18)</p>



Créditos da imagem: Rodrigo Lessa
Main praca 7
Rodrigo Lessa
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

Belo Horizonte se tornou palco para as manifestações desta segunda-feira (17). Após um grupo de cerca de 20 mil pessoas deixar o centro da capital e percorrer algumas das principais avenidas da capital em direção ao Mineirão, outro grupo de aproximadamente 3 mil manifestantes se reuniu novamente na Praça Sete.

Os primeiros manifestantes chegaram por volta das 17h30. Horas depois, com o retorno de um grupo que havia seguido para a Pampulha, o número de manifestantes chegou a 10 mil.

Na área central à noite, as passeatas seguiram tranquilas, ao contrário do que se viu durante o dia na Avenida Antônio Carlos. Próximo à UFMG, a Tropa de Choque da Polícia Militar entrou em confronto com os manifestantes e bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram usadas para dispersar o grupo que tentava chegar ao Mineirão, onde acontecia a partida entre Taiti e Nigéria, pela Copa das Confederações.

Durante o protesto noturno, militares do Batalhão de Trânsito e policiais do Regimento de Cavalaria estiveram na Praça Sete, mas deixaram o local assim que perceberam que a situação estava controlada e os manifestantes estavam apenasusando palavras de ordem e exibindo cartazes e faixas.

Novas manifestações

Nesta terça-feira (18), os manifestantes voltarão a se encontrar. Haverá concentração às 17h20 para protestos na Avenida Presidente Antônio Carlos, em frente à portaria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Conforme a organização do evento, a motivação dos protestos são ?passagem alta, gastos extraordinários com a Copa, abaixo a PEC 37 e outros que já estão entalados na nossa garganta, como baixa qualidade na educação, saúde e segurança, inclusive da própria UFMG que, recentemente, sofreu com assaltos e atos criminosos?.

Já na quinta-feira (20), haverá concentração na Praça Sete, no centro da capital. No Facebook, os organizados explicam como será o movimento: "Movimentação coletiva - e solidária à rede nacional - retorna após ocuparmos as ruas do centro de Belo Horizonte no sabado com mais de 8 mil pessoas e na segunda com mais e 50 mil em direção ao Mineirão. Foram milhares de pessoas integradas lutando pela construção de uma nova realidade. Militantes diversos defendendo uma causa. Nem tudo saiu como planejado e nem tudo saiu como gostaríamos, mas foi aprendido muito. Na quinta teremos mais uma chance de ir às ruas".

Leia parte do texto que explica o que impulsiona as manifestações
Não é só por 0,20 centavos.
Não é só pela PEC 37.
Não é só pelo Estatuto Nascituro.
Não é só pelas pessoas que, diariamente, deixam de existir e morrem em pleno corredor dos nossos hospitais públicos.
Não é só pela falsa democracia que, fantasiada de ditadura midiática e de balas de borracha, nos acua dentro de casa - com medo.
Não é só pelo precário salário que desafia centenas de milhares de brasileiros a continuarem sobrevivendo.
Não é só pelo salário dos nossos professores.
Não é só pela estrutura da nossa precária educação, que não consegue desenvolver a base e o futuro do nosso país.
Não é só pela violência que assola o Brasil e coloca em chamas pessoas honestas.
Não é só pela crueldade que enfrentamos ao testemunhar vidas serem tiradas logo após terem sido assaltadas sem nenhum tipo de reação.
Não é só pelos Brasileiros que ainda morrem - literalmente - de fome e sede.
Não é só pelos enormes estádios que vão recepcionar o mundo em um país que tem um governo que não cuida do seu próprio povo.
Não é por um partido, uma ou duas bandeiras não representam os milhares de brasileiros que estão tomando as ruas pelo mundo.
Não é só por mim, é por você, é pelo nosso direito de reivindicar que tudo melhore, que tudo mude.