FecharX

Mercado Central mistura sabores e idiomas na Copa

<p>Argentinos, ingleses, japoneses e colombianos aprovam a cachaça e o artesanato mineiro</p>



Créditos da imagem:
Main mercado central
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:14

Não se sabe ao certo se é português, espanhol, inglês ou japonês. Os idiomas se misturam pelos corredores do Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 ? Centro) em um jeitinho bem mineiro de se fazer compreender. 

Segundo Mariana Guedes, atendente do posto de informações ao turista do local, cerca de 200 estrangeiros passam por dia pelo guichê, procurando mapas de BH, do Mercado e até dicas de passeios pela cidade. ?Desde o início da Copa do Mundo, já atendi mais de 500 estrangeiros, só no meu turno?, confirma Mariana, que fala espanhol e inglês, mas tem se virado para se comunicar com tantos turistas. ?Outro dia misturei português e inglês para falar com uma mulher. No final estava falando até um pouco de árabe?, brinca a atendente.

O movimento se estende também ao comércio. Lembrancinhas, queijo e cachaça estão entre os preferidos dos estrangeiros. ?O fluxo aumentou muito. E a gente fica bem feliz com isso?, diz Roberto Campos, gerente da loja Art Brasil, que viu o movimento de seu estabelecimento triplicar desde o início de junho. 

Invasão de argentinos

No sábado (21), a Argentina enfrenta a seleção do Irã no Mineirão e, aos poucos, as ruas da capital vão ganhando as cores azul e branca da bandeira dos hermanos. Há três dias em BH, o argentino Mariano Busti veio ao Brasil com toda a família. ?Vamos ficar aqui até sábado e partiremos depois do jogo?, conta.

Em um passeio pelo Mercado, o grupo se encantou com o artesanato e, principalmente, com as cachaças mineiras. ?Não há nada parecido na Argentina?, conta Dario Caramucia, que já esteve no Brasil anteriormente, mas sem experimentar a iguaria. ?A cachaça suave é mais fácil de beber. Gostei bastante?, completa. Até para o pequeno Fagundo, de 12 anos, a experiência na capital mineira tem sido muito proveitosa. ?De todos os lugares que já visitei, o que mais gostei é BH?, confessa.

Sobre os palpites para a partida, os argentinos não têm dúvida da vitória. Para Mariano, a seleção alviceleste vai sair logo com um 4 a 0. ?Sei que vamos ganhar, mas não arrisco dizer de quanto?, diz Fagundo.

argetinos"Bem vindo ao templo", exclamou o argentino Inácio, ao avistar uma das lojas especializadas em cachaça, no Mercado Central