FecharX

Metrô estará totalmente fechado durante o feriado e no domingo

Devido à greve dos metroviários, o transporte só está sendo suprido nos dias úteis das 5h30 às 9h30



Créditos da imagem: Divulgação/CBTU
Main 190441 metro
Redação Sou BH
30/05/18 às 19:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

Funcionando em escala mínima desde a última terça-feira (29), somente entre 5h30 e 9h30, por conta da greve dos trabalhadores, o metrô de Belo Horizonte vai parar totalmente nesta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi.

A decisão, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foi tomada em assembleia realizada pelos metroviários nesta quarta-feira (30) e vai suspender as atividades dos trens também aos domingos. Na sexta-feira e no sábado, o funcionamento volta à escala mínima, com todas as 19 estações abertas ao público.

Em nota, a companhia estima que, com a paralisação, uma média de 350 mil usuários do meio de transporte tenham sido afetadas. "A restrição na circulação de composições implica em prejuízos estimados em mais de R$ 1,2 milhão para os cofres públicos, considerando os dias em que a atividade será totalmente suspensa nas estações, como também aqueles em que haverá apenas a circulação parcial de trens", diz trecho da nota divulgada nesta quarta-feira. 

A reivindicação dos trabalhadores é a solução de conflitos no Dissídio Coletivo 2017-2018, cuja proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), segundo o comunicado, não paga totalmente a inflação do período e retira direitos trabalhistas. Uma tentativa de negociação já havia sido realizada na segunda-feira, quando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o sindicato se reuniram no Tribunal Regional do Trabalho, mas não chegaram a um consenso.