FecharX

Minas poderá diagnosticar dengue em 5 dias

<p>Doação de reagentes permitirá a Funed a emitir laudos mais rápidos</p>



Créditos da imagem:
Main 2504 dengue diagnostico rapidez
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

A Fundação Ezequiel Dias do Sistema de Saúde de Minas Gerais recebeu uma doação de kits de reagentes para o diagnóstico da dengue no equipamento PCR em tempo real. A doação foi feita pelo CDC (Center for Disease Control) de Atlanta, nos Estados Unidos. Com a nova metodologia, será possível diagnosticar a doença em até cinco dias úteis, ou seja, cinco vezes mais rápido que o exame adotado atualmente para sorotipagem (isolamento viral), que tem prazo de até 30 dias para conclusão.

De acordo com a referência técnica do Laboratório de Biologia Molecular da Funed, Felipe Iani, o PCR em tempo real, além de mais sensível e específico, é a metodologia de diagnóstico mais moderna que existe hoje no mundo.

A Fundação já possuía o equipamento PCR em tempo real desde 2010, quando foi adquirido para realizar diagnósticos do vírus da Influenza, seguindo, assim, o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a análise deste vírus respiratório. A novidade é que com a chegada dos reagentes, o equipamento será utilizado também para o diagnóstico da dengue.

A expectativa é que na próxima semana, a Funed já comece a liberar resultados no sistema Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) ? software de cadastro e liberação de resultados ? com essa nova metodologia de diagnóstico.

Com informações da Funed.