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Mineiros devem gastar mais com a ceia de Natal neste ano

Previsão do setor supermercadista é de um crescimento de 2,5% nas vendas durante o período de festas



Créditos da imagem: Arquivo/Agência Brasil
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Redação Sou BH
17/10/18 às 16:56
Atualizado em 01/02/19 às 19:41

Por Júlia Alves

O Natal dos mineiros promete ser de compras mesmo com a crise e incertezas políticas. Pelo menos é o que o setor supermercadista espera para este ano. A maioria dos empresários acredita que as vendas natalinas de 2018 serão 2,5% superiores que as de 2017.

De acordo com números divulgados nesta terça-feira (16) pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e pelo Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIPÃO), deve haver um aumento de 25% na comparação de novembro para dezembro, gerando um saldo geral positivo, mesmo com o dólar em alta.

 “A expectativa é de um Natal muito parecido com o do ano passado. Apesar dos produtos afetados pela alta do dólar, que devem ter um crescimento menor por terem ficado mais caros, o setor está sempre se movendo, sendo criativo para enfrentar a crise”, diz o presidente da AMIS, Alexandre Poni.

O perfil do consumidor

Os mineiros estão se adaptando à crise, como mostra o estudo da AMIS e da AMIPÃO. De acordo com o setor, os produtos tradicionais da época natalina – vinhos, frutas secas, panetones e carnes diversas – ainda são a maior aposta de venda para o período. Porém, o consumidor terá a tendência de procurar marcas mais baratas ou produtos similares, principalmente nas classes C, D e E.

“As pessoas estão escolhendo os produtos de forma racional. E cada loja e supermercado deve se adaptar ao cliente, que procura produtos mais econômicos. Isso está acontecendo com a cadeia toda, desde o fornecedor ao supermercado, tudo com o consumidor cada vez mais exigente”, pontua Alexandre Poni.

Mas ainda há lugar para o público com maior poder aquisitivo, que ganha lojas e supermercados voltados para esse perfil. Itens importados ou exclusivos, fornecedores artesanais e produtos premium ganham cada vez mais espaço nas lojas 'gourmets'.

Emprego e crescimento no setor

Os supermercados de Minas Gerais vão gerar 3,3 mil empregos temporários para o fim deste ano. Com o treinamento de pessoal já em andamento, essas pessoas devem estar empregadas a partir deste mês. A estimativa da AMIS é de que deste número, pelo menos 15% seja efetivado.

Ao longo deste ano, o setor investiu R$ 440 milhões, além da geração de sete mil empregos. Segundo o presidente da AMIS, prever se esse crescimento se manterá para 2019 ainda é muito difícil, mas a expectativa é positiva. “A questão política sem dúvida está afetando uma previsão mais concreta, mas, de qualquer forma, o setor não para de investir. Em 2018 praticamente repetimos os números de 2017 e a tendência para 2019, quem sabe, é ser melhor que este ano. Tudo de acordo com o crescimento do país e a tendência”.

Para Poni, a Superminas Food Show 2018 – segundo maior evento de varejo do Brasil que acontece no Expominas de 16 a 18 de outubro – é uma oportunidade de crescimento para os empresários da área. “A feira é uma oportunidade importante para todos, são pessoas de vários lugares de Minas e do país. Durante o evento serão 350 novos produtos lançados. Isso mostra que o setor não está parado e continua crescendo”.