FecharX

Move começa a operar na Estação Vilarinho

<p>Nova fase amplia o atendimento de ônibus na Estação Venda Nova. Confira as mudanças</p>



Créditos da imagem:
Main 2606 move
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

Belo Horizonte se prepara para mais uma fase do BRT Move. A partir de hoje (26), as atuais linhas troncais 65 (Estação Vilarinho/Centro ? via Antônio Carlos) e 63 (Estação Venda Nova/ Lagoinha), ambas paradoras, passarão a fazer parte do sistema Move, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte.

As linhas 63 e 65 operarão em corredor exclusivo ao longo de seu itinerário e irão parar na Estação Pampulha, permitindo, assim, a integração dos usuários da região de Venda Nova com toda a rede de alimentação da Pampulha e demais destinos atendidos pelas linhas Move que operam nessa estação e também ao longo do corredor. A estimativa é que mais cerca de 5 mil usuários sejam atendidos por dia.

A próxima fase marca o início da operação do Move na Estação Vilarinho e a ampliação do atendimento na Estação Venda Nova. A atual linha paradora 65 (Estação Vilarinho/Centro via Antônio Carlos) irá circular com veículos articulados, operando em dias úteis e aos sábados. Essa linha partirá da Estação Vilarinho em direção ao Centro, com paradas nas estações de transferência das avenidas Pedro I e Antônio Carlos, além da Estação Pampulha. Na área central, a linha irá até as estações Tamoios (na avenida Paraná) e São Paulo (na avenida Santos Dumont).

A linha 65 atende atualmente a Cidade Administrativa nos horários de pico, atendimento que passará a ser feito, a partir de hoje, pela linha alimentadora 642 (Estação Venda Nova/Estação Vilarinho/Cidade Administrativa). A 642 terá reforço no quadro de horários para melhor atender à nova demanda.

A atual linha paradora 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha) operará com veículos do tipo padron, com ar condicionado, e também irá parar na Estação Pampulha. Ela terá paradas em todas as estações de transferência das avenidas Vilarinho, Pedro I e Antônio Carlos, retornando ao bairro na região da Lagoinha.

O atendimento aos usuários de Venda Nova no período noturno e aos domingos e feriados será feito pela linha 63. Entre 0h e 4h, a linha 63 irá trafegar pela pista mista da avenida Antônio Carlos até as estações Carijós (avenida Paraná) e Rio de Janeiro (avenida Santos Dumont), na área central. Aos domingos e feriados, a linha 63 irá passar pela Estação Vilarinho e irá até o Centro, operando também nas estações Carijós (avenida Paraná) e Rio de Janeiro (avenida Santos Dumont).

A partir de hoje, as viagens realizadas pela linha 6025 (Maria Helena B/Centro) serão atendidas pela alimentadora 625 (Maria Helena B/ Estação Venda Nova), que terá reforço no quadro de horários. Para acesso ao Centro, os usuários da linha 625 farão a integração com a linha 61 (Estação Venda Nova/ Centro Direta), e, para acesso à avenida Antônio Carlos, basta fazer a integração com a linha 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha). Desta forma, a tarifa integrada com o uso das duas linhas permanece em R$ 2,85, possibilitando ainda outros destinos oferecidos pelo sistema Move.

Além disso, a linha 61 (Estação Venda Nova/Centro Direta), já em operação, terá paradas nas quatro estações de transferência da avenida Vilarinho, de onde seguirá então, de forma direta, até a área central, com embarque e desembarque nas estações Carijós (avenida Paraná) e São Paulo (avenida Santos Dumont), como de costume.