FecharX

Áreas sob viadutos de BH poderão ser utilizadas por movimentos culturais

Prefeitura concedeu a liberação para projetos pré-aprovados, nessa semana



Créditos da imagem: Pablo Bernardo/Indie BH
Main 135952 cultura viadutos bh cred pablo bernardo indie bh
Viaduto Santa Tereza será uma das áreas abertas para ocupações artísticas
Redação Sou BH
24/03/17 às 14:00
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Quando dizem que a cultura está em todos os lugares de BH, são todos os lugares mesmo! Nessa semana, a Prefeitura, juntamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE), entregou os termos de Direito Real de Uso aos cinco projetos aprovados para a utilização das áreas sob os viadutos da cidade.

A medida é uma forma de revitalizar os espaços públicos urbanos, além de criar áreas democráticas e acessíveis para a cultura na capital. Os viadutos que, até o momento, fazem parte da iniciativa são: Viaduto Ângelo Pedersoli, no Prado, Sara Kubitschek, no Bonfim, Viaduto Santa Tereza e Nansen Araújo, no Centro.

As propostas para as ocupações de artistas e movimentos foram recebidas pela Prefeitura em 2015. Os prazos foram estendidos até o ano passado, quando a PBH oficializou a possibilidade de os interessados enviarem projetos em qualquer período. Espaço de esporte e lazer, oficinas, lojas, mercado de agricultura familiar e cabelereiro são alguns dos projetos já ativos.

As áreas podem ser utilizadas para eventos gratuitos ou não. O mais importante é que contem com a revitalização urbana e desenvolvam atividades sociais para todos os cidadãos. Os projetos devem garantir a limpeza dos locais, conservação e respeitar os regulamentos contidos na legislação municipal.

Para saber mais sobre a proposta e os cinco projetos já aprovados, confira o portal da PBH.