FecharX

Museu dos Brinquedos reabre as portas com novidade no projeto e exposição inédita

O espaço vai contar com um acervo ampliado de brinquedos e uma proposta mais interativa e visual



Créditos da imagem: Júlia Alves/Sou BH
Main 145044 museu news
Redação Sou BH
11/09/18 às 13:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:28

Após ficar um período fechado em agosto para reformas, o Museu dos Brinquedos volta à atividade nesta quinta-feira (6) com um novo projeto museográfico e uma exposição inédita para adultos e crianças explorarem. Com o nome “Tempo Será – histórias e memórias do brincar”, a exposição tem como principal objetivo a interatividade e a experiência, utilizando os blocos do brinquedo “O Pequeno Construtor” como parte do percurso.

Além do novo projeto, o museu também terá um acervo ampliado e uma proposta mais participativa, tudo interagindo com a exposição inédita e de longa duração, que traz um trajeto a ser explorado pelos visitantes.

“A ideia é mostrar o nosso acervo de brinquedos não só de uma forma expositiva, mas oferecer uma visita mais brincante e lúdica. Por isso, gostamos muito da ideia do ‘Pequeno Construtor’, muito pela estética que seria ótima para a exposição, mas também pela lógica de montagem, de construção e do faça você mesmo”, afirmou ao Sou BH a diretora executiva do Museu dos Brinquedos, Tatiana de Azevedo Camargo.

 A exposição

O caminho é dividido em módulos temáticos com brinquedos de diferentes épocas – de bonecas e carrinhos a videogames e jogos de tabuleiro –, todos exibidos dentro de blocos gigantes do “Pequeno Construtor” e disponíveis para serem manuseados por crianças e adultos.

“Queríamos colocar o brinquedo sendo exposto no próprio brinquedo. A ideia é a exposição ser uma brincadeira também para o visitante, que vai se sentir em um percurso interativo, começando nos anos 80 e terminando nos brinquedos atuais”, comenta Tatiana.

As mudanças no museu

Uma das novidades do novo projeto é a valorização da própria casa em que fica o museu, tombada pelo patrimônio histórico de BH. As janelas foram descobertas, as paredes de gesso que não existiam na casa original foram retiradas, deixando o espaço mais amplo e arejado. Os pisos originais também foram recuperados.

Toda a nova museografia foi planejada para garantir o acesso das pessoas com necessidades especiais. As áreas de circulação foram projetadas nos limites adequados para passagem de cadeira de rodas. Após a exposição montada, ao longo do mês de setembro, os brinquedos receberão legendas de identificação em braile e serão disponibilizados áudio guias, oferecendo independência ao visitante cego ou com baixa visão.

Além disso, totens com brinquedos disponíveis para o toque serão recursos que ajudarão o visitante com deficiência visual. Para grupos previamente agendados, haverá visita guiada em libras e ações adaptadas, como oficinas, brincadeiras e jogos inclusivos. 

Serviço

Museu dos Brinquedos

Endereço: Av. Afonso Pena, 2564 – Funcionários

Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)