FecharX

Museu Inimá de Paula será mantido em tradicional prédio de BH

<p>O governador Antonio Anastasia assinou, na noite dessa quarta-feira (11), a renovação, por mais 20 anos, do termo de permissão de uso do imóvel</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main inima
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

O Museu Inimá de Paula vai continuar funcionando no tradicional prédio na Rua da Bahia, no Centro de Belo Horizonte. O governador Antonio Anastasia assinou, na noite dessa quarta-feira (11), a renovação, por mais 20 anos, do termo de permissão de uso do imóvel onde funciona o espaço cultural.

Com a cessão do imóvel, que pertence ao Estado, a Fundação Inimá de Paula fica responsável pela manutenção e conservação do prédio e por desenvolver atividades de interesse público, sem fins lucrativos. O museu foi inaugurado em abril de 2008.

O termo estabelece, além de algumas regras, que qualquer obra para recuperação, restauração e adaptação do imóvel deve ser submetida à aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM/BH). No prédio, construído em 1932, já funcionaram o Clube Belo Horizonte e o Cine Guarani.

Numa área de 3.100 metros quadrados, foram instalados em 2006, quando o imóvel foi cedido à Fundação Inimá de Paula, seis pavimentos do Museu. Dos 680 metros quadrados de telhado aos 1.300 metros quadrados de piso original de taco restaurado, passando pelas 120 portas e janelas totalmente recuperadas, foram feitos serviços de demolição, construção, instalação de equipamentos, pinturas, instalação elétrica e hidráulica.

O projeto estrutural do museu teve buscou manter todas as características originais do edifício Art Déco. O antigo Cine Guarani, com capacidade para 150 pessoas, foi remodelado e modernizado com equipamentos de última geração. O espaço, uma conjugação de auditório, cinema e teatro, é usado para apresentação de peças, eventos musicais e encontros corporativos.