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Novos radares começam a operar na Cristiano Machado e Via Expressa

Serão dois de avanço de sinal e dois de excesso de velocidade



Créditos da imagem: Camila Saraiva/SouBH + Monique Caetano/SouBH
Main 132032 radar 2
Foto da esquerda mostra o tipo de radar e imagem da direita mostra a faixa da BHTrans que indica o ponto onde será instalado
Redação Sou BH
03/05/18 às 13:21
Atualizado em 01/02/19 às 19:32

A partir desta quinta-feira (3), entram em operação novos equipamentos de fiscalização eletrônica nas avenidas Cristiano Machado e Juscelino Kubitschek (Via Expressa). De acordo com a BHTrans, são dois equipamentos de avanço semafórico instalados na Avenida Cristiano Machado, localizados nas esquinas com a Avenida Saramenha, sentido Bairro/Centro e sentido Centro/Bairro, e dois de Controle Eletrônico de Velocidade na Avenida Juscelino Kubitscheck, a seis metros do Viaduto Setenta e Sete, sentido Belo Horizonte/Contagem, pista interna, e a 72 metros do Viaduto Setenta e Três, pista principal, sentido Belo Horizonte/Contagem.

Além desses, outros estão sendo substituídos na Via Expressa por equipamentos que receberam nova tecnologia no registro da captura das imagens, passando do método intrusivo para o não intrusivo no pavimento. Dessa forma, todos os equipamentos da Via Expressa utilizam sensores fixados em um pórtico sobre a via, em vez de instalados no piso. Como no local o pavimento é de concreto, o uso desse tipo de radar preserva a via, evitando infiltrações. 
A nova tecnologia é utilizada nos radares instalados na Via Expressa a 23 metros da Rua Christina Maria Assis, sentido Belo Horizonte/Contagem e sentido Contagem/Belo Horizonte, os dois na pista interna; na pista externa, sentido Contagem/Belo Horizonte, a 23 metros da Rua Christina Maria Assis; a 126 metros da Rua do Garimpo, sentido Contagem/Belo Horizonte, na pista externa; e a 27 metros do Viaduto Setenta e Sete, sentido Contagem/Belo Horizonte, na pista interna. 
A escolha dos locais para instalação leva em consideração o número de acidentes com vítimas fatais, fatores técnicos e o potencial risco de novos acidentes. Esses locais foram sinalizados com placas de 60 km/h conjugadas com as indicativas de Fiscalização Eletrônica. Os equipamentos são verificados e aprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (IPEM/MG) e sua homologação é publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Da PBH