FecharX

Novo sistema do Detran-MG vai facilitar a regionalização de provas de direção em BH

Com quatro áreas para realização dos exames na capital, o objetivo é facilitar o deslocamento de candidatos e instrutores



Créditos da imagem: Lia de Paula/Agência Senado
Main grey
Redação Sou BH
26/05/18 às 14:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:34

Novo sistema do Detran-MG vai facilitar a regionalização de provas de direção em BH. Com a existência de quatro áreas para realização dos exames na capital, o objetivo é facilitar o deslocamento de candidatos e instrutores para os locais que sejam mais próximos, gerando menos transtornos. 

Diante do crescimento populacional e inchaço da ocupação na região central de Belo Horizonte, os exames de direção para obtenção das carteiras de motorista, antes realizados nas proximidades da Avenida Afonso Pena, foram direcionados para regiões mais periféricas da cidade. Atualmente, a capital conta com quatro áreas para realização dos exames: Bandeirantes (Pampulha), Alípio de Melo (Pampulha), Barreiro e Gameleira (Regional Oeste). No entanto, a definição dos locais de prova é feita de forma aleatória pelo sistema do Detran.

Por isso, em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara, o Detran-MG anunciou novo sistema para facilitar a regionalização das provas na última quinta-feira (24)..

Instrutores e proprietários das autoescolas defenderam a regionalização dos exames, contando que a marcação aleatória dos locais de prova ocasiona, muitas vezes, que um candidato morador da Pampulha precise se deslocar até o Barreiro, por exemplo, para fazer o exame, mesmo tendo um local de prova próximo à sua casa.

A regionalização

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Wesley Autoescola (PRP) destacou a importância de se permitir a seleção dos locais de prova, como forma de facilitar o acesso dos candidatos e dos instrutores. Entre os benefícios, o parlamentar destacou a redução da quantidade de veículos nos corredores viários em dias de provas e a economia de recursos.

Coordenador da Banca Examinadora do Detran Agenor Fidélis, anunciou que já existe um projeto sobre o tema em desenvolvimento há cerca de um ano. O gestor explicou que o Detran está elaborando, junto à Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), um novo sistema digital que permitirá uma seleção parcial dos locais de prova, no momento da marcação online. De acordo com Fidélis, o Centro de Formação de Condutores (CFC), responsável pelo agendamento dos exames de seus alunos, poderá excluir um ou dois locais de prova que não sejam de seu interesse, deixando duas opções para a seleção aleatória pelo sistema.

Encaminhamentos

Além da inovação no sistema de marcação, os profissionais do setor propuseram a criação de uma nova área para realização de exames na região Leste da capital. O Detran manifestou apoio à iniciativa, mas destacou que a falta de recursos é um dos principais gargalos para melhorias nos serviços públicos. Como parceira no planejamento de tráfego para a realização das provas, a BHTrans se disponibilizou a estudar possíveis novas áreas na região Leste, solicitando à categoria que envie as sugestões de locais. O vereador Wesley Autoescola anunciou ainda que enviará ofício à BHTrans solicitando suporte na preservação das áreas de exames, em especial, na revitalização das sinalizações verticais e horizontais.

Com Câmara Municipal de Belo Horizonte