FecharX

Novos radares no Centro de BH

<p>Equipamentos são instalados na avenida Augusto de Lima, rua São Paulo e rua Tupinambás</p>



Créditos da imagem:
Main 1607 radar
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

A partir de hoje (16), a avenida Augusto de Lima recebe dois equipamentos de fiscalização eletrônica de invasão de faixa exclusiva para ônibus. Um dos radares está instalado na avenida Augusto de Lima, 42 (faixa da direita, entre rua Goiás e rua da Bahia) sentiro Praça Afonso Arinos/Praça Raul Soares. O outro equipamento está na avenida Augusto de Lima, 407 (faixa da direita, entre rua Rio de Janeiro e rua Espírito Santo).

Conforme o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo flagrado circulando na faixa exclusiva de ônibus poderá ser autuado. O artigo prevê multa leve para quem transitar com veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo e tem punição no valor de R$ 53,20 e perda de três pontos na carteira do motorista. Os motoristas que trafegarem nas mesmas condições na faixa ou pista da esquerda podem ser multados em  R$ 127,69, além de perder cinco pontos na carteira.

Ainda hoje, as ruas São Paulo e Tupinambás receberam novo equipamento detector de avanço de semáforo. A escolha do local da instalação do equipamento, segundo a BHTrans, seguiu critérios de estudos técnicos que consideram os locais com maior incidência de acidentes, o fluxo de pedestres, o tipo e a quantidade de acidentes com e sem vítimas, inclusive fatais e outros fatores.

BH passa a operar com 47 equipamentos de avanço de semáforo. Faixas de pano alertando para o início da fiscalização serão implantadas nos locais.