FecharX

Número de incêndios mais que dobrou em 2014

Segundo Inpe, total de focos é 113% maior que o mesmo período do ano passado



Créditos da imagem: Reprodução Inpe
Main 130744 incendios
Gráfico revela estado crítico em Minas Gerais
Redação Sou BH
17/10/14 às 14:08
Atualizado em 01/02/19 às 19:43

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disponíveis no Portal do Monitoramento de Queimadas e Incêndios, o número de focos de incêndio em todo o país mais que dobrou na primeira quinzena do mês de outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado. O total de focos chegou a 24.237, resultado 113% maior que os 11.375 casos verificados no mesmo período de 2013.

O tempo seco e as altas temperaturas são os principais responsáveis pelo aumento deste número e, se continuar assim, o total de foco será maior que os de agosto e setembro últimos. Historicamente, o mês de setembro é o que mais concentra ocorrências deste tipo. No mês passado, foram registrados 43.174 casos.

Mais de 1.600 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) combatem o fogo em áreas críticas, unidades de conservação e terras indígenas espalhadas por todo o país. Focos de incêndio já atingiram o Parque Nacional do Araguaia (TO), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ); o Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e a Serra da Cantareira (SP), entre outras localidades, como a região metropolitana de Belo Horizonte.

Com informações da Agência Brasil.