FecharX

Obras de despoluição da Lagoa da Pampulha serão retomadas em junho

Conclusão está prevista para até 120 dias após o início das intervenções



Créditos da imagem: Divulgação
Main 164857 lagoa pampulha divulgacao
Lagoa da Pampulha é parte do conjunto da Pampulha, único candidato brasileiro ao título de patrimônio da humanidade
Redação Sou BH
25/05/15 às 16:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:17

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que as obras de despoluição da Lagoa da Pampulha serão retomadas em junho, já que foram liberados os processos judiciais de desapropriação de áreas situadas em bairros de Contagem. Os mandados de imissão de posse referentes ao Beco Ibaté, Parque São João, Vila da Lua Nova, Vila Boa Vista e Vila Pérola já foram emitidos. 

O único processo que ainda não está liberado é o dos lotes onde serão construídos os prédios para reassentamento das famílias removidas, que hoje recebem bolsa moradia da prefeitura de Contagem.

Para as obras de despoluição, está prevista a implantação dos quatro quilômetros restantes das redes coletoras e interceptoras de esgoto da Lagoa e a conclusão das intervenções deve acontecer em até 120 dias após o início. A Copasa irá implantar mais de 100 quilômetros de redes coletoras e interceptoras e construir nove estações elevatórias nos bairros situados ao longo da bacia para encaminhamento do esgoto coletado em Belo Horizonte e Contagem à Estação de Tratamento – ETE Onça.

A Lagoa é parte do conjunto da Pampulha, único candidato brasileiro ao título de patrimônio da humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ele é composto ainda pelos edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, antigo cassino, Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube).

Além das intervenções da Copasa e das prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, é fundamental que a população também se conscientize sobre o seu papel para a revitalização da Lagoa. Para contribuir com a conscientização popular, a Copasa desenvolve ações de educação ambiental junto às comunidades locais.