FecharX

Viaduto na Antônio Carlos é interditado por 40 dias para obras; veja rotas de desvio

Manutenção, que começou nessa terça-feira (27), vai trocar aparelhos de apoio de estrutura



Créditos da imagem: Rodrigo Clemente/PBH
Main 135955 39809162964 1e1cb01508 k
Redação Sou BH
28/02/18 às 14:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

O viaduto Angola, situado na avenida Antônio Carlos, próximo ao Hospital Odilon Behrens, passa por manutenção que interdita totalmente o trânsito de quem precisa trafegar do bairro Concórdia ao São Cristóvão. Já no sentido contrário, o fluxo será bloqueado apenas das 23h às 5h durante os 40 dias previstos para as obras.

Em razão das intervenções no trânsito, que começaram nessa terça-feira (27), os veículos deverão utilizar o viaduto da República do Congo para passar de um lado ao outro da avenida Antônio Carlos, entre os bairros São Cristóvão e Concórdia e vice-versa.

Um dos acessos da avenida Antônio Carlos (sentido Bairro/Centro) em direção ao Hospital Odilon Behrens já está fechado. O acesso ao Conjunto IAPI será mantido e ajustes serão realizados para que essa via possibilite acessar o Hospital Odilon Behrens. Conforme o andamento da manutenção, outros trechos da avenida Antônio Carlos serão parcialmente interditados no entorno do viaduto e as alterações serão informadas com antecedência.


Divulgação PBH

O que será feito

Em vistoria periódica, foi constatada a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. A manutenção será executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/Barbosa Mello, responsável pela construção do viaduto, sem ônus para os governos municipal e estadual.

De acordo com a gerente de ação regional Noroeste da BHTrans, Maria Inês Franco, veículos de emergências, ambulâncias e veículos de operação policial terão livre acesso nos trechos interrompidos para a realização das obras.

Entenda o que são aparelhos de apoio

Os aparelhos de apoio são dispositivos que fazem a transição entre a superestrutura, a mesoestrutura e infraestrutura de uma construção. A sua utilização é necessária porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar (rotação) ou deslizar (translação). Esses movimentos nem sempre podem ser absorvidos pelas peças e por isso é preciso um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio. O uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre estes dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações e transmitindo aos pilares os esforços verticais.

Viaduto Angola

O viaduto Angola está localizado entre a rua Gonçalo Alves e a avenida Antônio Carlos, próximo ao conjunto IAPI, entre os bairros Lagoinha e São Cristóvão. O Angola possui 87,79 metros de comprimento e foi inaugurado em 2010 pelo Governo do Estado de Minas de Gerais, como parte das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos. A intervenção na avenida, concluída em 2010, foi executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/ Barbosa Mello.

Com PBH