FecharX

Parque da Serra do Curral comemora 2 anos

Evento marca o aniversário de uma das vistas mais belas da cidade



Créditos da imagem: PBH
Main 9939720884 fee731b936 k 20140910130440
Parque é conhecido por ter uma das vistas mais belas de BH
Redação Sou BH
10/09/14 às 13:04
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

No dia 14 de setembro, domingo, o Parque da Serra do Curral completa dois anos desde sua inauguração. O local encanta visitantes de várias regiões do país e do exterior. “O parque tem grande importância no cenário turístico e ambiental da capital. Sua paisagem é um incentivo a prática de atividades físicas e um convite à contemplação de pontos importantes, que destacam a beleza de nossa cidade”, explica Hugo Vilaça, presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM).

Em comemoração a esta data tão especial, no dia 14 de setembro, a partir das 9h, o local irá receber uma programação com sarau, exposição, biblioteca itinerante, atividade de bem-estar e literatura, para todas as idades. Para começar bem a manhã, um convite ao desenvolvimento da flexibilidade, concentração e equilíbrio ao ar livre. Professores da Associação Mineira de Yoga (AMYOGA) irão oferecer uma aula de yoga, aberta a todo o público, a partir das 9h. É necessário levar uma canga ou tapetinho para realização da atividade.

Na sequência, a partir das 10h, o universo de Carlos Drummond de Andrade é abordado em histórias, que prometem envolver e encantar o público com o contador Célio Maciel. A banda da Guarda Municipal se apresenta, a partir das 10h30, com um repertório diversificado, que agrega obras do erudito ao popular.

Durante todo o dia, o público poderá conferir a exposição itinerante “Vem Pro Parque”. Diferentes imagens apresentam a flora, fauna e biodiversidade dos parques municipais de Belo Horizonte. São mais de 70 áreas verdes administradas e mantidas pela Fundação de Parques Municipais (FPM), distribuídas entre as nove regionais da cidade. Haverá, ainda, um convite a leitura sobre temas ambientais com a “Ecoteca Itinerante”. O projeto é do Centro de Extensão em Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e tem como proposta divulgar e promover uma exposição de parte do seu acervo. Os interessados também poderão obter informações para obtenção de consultas e empréstimos dos materiais.

Para seus funcionários, o parque é mais do que um local de trabalho, mas uma espécie de “casa”, na qual eles mantêm uma verdadeira relação de afeto. Marta Amélia, funcionária da empresa que realiza a manutenção do parque, está desde sua inauguração e o descreve como o marco geográfico mais representativo da região metropolitana e destaca sua importância para a capital e moradores. “O Parque da Serra do Curral foi uma grande conquista para Belo Horizonte. Ele apresenta inegável beleza cênica com rica fauna e flora. Poder estar aqui e contribuir para a preservação e conservação deste lugar tão significativo, além de ser um grande prazer, é um aprendizado a cada dia. Aqui temos uma interação harmoniosa com a natureza e a população que frequenta o parque. A beleza e a majestade da serra nos faz render aos seus encantos e transformações.”, conta Marta.

Veja a programação do aniversário do Parque da Serra do Curral.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.