FecharX

Prefeitura pretende assumir direção administrativa da maternidade Sofia Feldman

Em reunião com secretários, prefeito Alexandre Kalil propôs começar os trabalhos ainda no início de março



Créditos da imagem: Divino Advincula/PBH
Main 130129 13745929574 637e76e171 o
Redação Sou BH
20/02/18 às 13:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

O prefeito Alexandre Kalil (PHS) e os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado, e de Fazenda, Fuad Noman, apresentaram aos representantes da Maternidade Sofia Feldman uma proposta de transferir ao município de Belo Horizonte a direção administrativa e financeira da instituição. A reunião aconteceu na noite dessa segunda-feira (19) e já pretende assumir a responsabilidade no início de março deste ano.

O secretário municipal de Saúde explica que a proposta apresentada visa a solucionar o problema financeiro da maternidade. “Reconhecemos que o Sofia Feldman é muito importante para a nossa cidade e para Minas Gerais. Mas temos lidado, a cada dois, três meses, com o pedido de socorro que o hospital nos faz. Então essa reunião foi para ofertar à maternidade uma proposta que vai resolver, de uma vez por todas, um problema que já vem se prolongando por tempo demais”, afirmou Jackson Machado.

Segundo o Dr. Ivo Lopes, diretor técnico-administrativo da maternidade, o próximo passo para a transferência da administração do hospital para a Prefeitura de Belo Horizonte é a aprovação da proposta, por parte do colegiado do hospital, em reunião marcada para a próxima terça-feira (27). “Com esse déficit de, no mínimo, R$ 1,5 milhão ao mês que tem a maternidade, a proposta da Prefeitura é muito bem vinda. O mais importante é que vamos continuar mantendo o atendimento à população”, afirmou o diretor.

O Hospital Sofia Feldman assiste a mais de 400 mil pessoas de Belo Horizonte e região metropolitana. Possui 185 leitos sendo 87 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI), 45 em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI) e 12 de outras clínicas. São realizados cerca de mil partos ao mês.

Da PBH