FecharX

PBH recolhe 10 toneladas de lixo jogados na Praça Sete em três dias

Caixas transparentes, medindo dois metros quadrados cada uma, ficaram expostas no canteiro central da Avenida Afonso Pena



Créditos da imagem: PBH/Jefferson Alexandre
Main grey
Redação Sou BH
15/12/17 às 14:20
Atualizado em 01/02/19 às 19:15


Foto: PBH/Jefferson Alexandre

Durante três dias acumulando o lixo descartado no chão dos quatro quarteirões da Praça Sete, o Lixômetro instalado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) registrou 10 toneladas de resíduos ao final da ação educativa. As caixas transparentes, medindo dois metros quadrados cada uma,  ficaram expostas no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, de segunda-feira (11) até a noite dessa quarta-feira (13). 

O gerente regional de Limpeza Urbana Centro-Sul, Denilson Pereira de Freitas, informou que o conteúdo dos recipientes foi recolhido por dois caminhões. “Encontramos muito papel, embalagens plásticas de alimentos, pontas de cigarro, chinelos, sombrinhas, bolsas, cobertores, garrafas de vidro, restos de alimentos e estruturas de madeira como caixotes”, descreveu. 


Segundo o gerente, a área compreendida entre as avenidas dos Andradas, Alfredo Balena, Augusto de Lima, Olegário Maciel e Contorno recebe o serviço de varrição de segunda a sábado, três vezes por dia: pela manhã, à tarde e à noite, com plantões de varrição aos domingos e feriados. Além disso, todo o Hipercentro, incluindo a Praça Sete, é varrido quatro vezes por dia. 

Trabalho diário

Em Belo Horizonte, diariamente, os garis da SLU recolhem cerca de 2.800 toneladas de resíduos, o que corresponde a 400 caminhões repletos de lixo, considerando a capacidade unitária de sete toneladas de resíduos de cada um desses veículos. Somente de varrição são 50 toneladas de resíduos diariamente (ou sete caminhões lotados).

Aproximadamente 230 toneladas de deposições clandestinas (ou 32 caminhões cheios) são contabilizados todos os dias pela SLU. Ao todo, são 85 mil toneladas de lixo por ano em deposições clandestinas, o que corresponde a 12.142 caminhões cheios de entulho. Na região central, cerca de 300 funcionários, entre garis, motoristas, encarregados e equipes de apoio da limpeza urbana se empenham na remoção dos resíduos.

Da PBH