FecharX

Pílula do dia seguinte contra a aids já está sendo distribuída em BH

Para ter eficácia, o tratamento, feito ao longo de 28 dias, deve ser iniciado no máximo até 72 horas após a exposição do vírus.



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 214920 comprimidos pilula anti hiv
Redação Sou BH
24/07/15 às 21:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:21

A pílula do dia seguinte contra a aids já está sendo distribuída em Belo Horizonte. O comprimido está disponível a todos que tenham passado por uma situação de risco de contaminação pelo vírus HIV, como profissionais da saúde que tiveram contato com sangue do paciente, vítimas de violência sexual e pessoas que tiveram relação sexual desprotegida.

Para ter eficácia, o tratamento, feito ao longo de 28 dias, deve ser iniciado no máximo até 72 horas após a exposição do vírus. O ideal, no entanto, é que ele seja iniciado nas primeiras duas horas após a exposição.

O objetivo da nova estratégia é facilitar o acesso e, principalmente, evitar a recusa de alguns serviços de fornecer a terapia, bastante eficaz para a prevenção da doença.

Em Belo Horizonte, o medicamento pode ser encontrado no Hospital Eduardo de Menezes, URS Centro-Sul, CTA Sagrada Família, CTR Orestes Diniz e no ambulatório da Unifenas. Horário comercial de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, feriados e períodos noturnos, o atendimento é feito em todas as Upas da cidade.

Fonte: Portal Itatiaia