FecharX

Postos de BH serão obrigados a tirar o terceiro dígito do preço dos combustíveis

Nova lei municipal pode gerar economia para os belo-horizontinos



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
05/12/17 às 15:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:14


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os postos de combustíveis de BH serão obrigados a retirar o terceiro dígito do preço da gasolina, do diesel e do álcool. A lei aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) na última sexta-feira (1) terá um prazo de 90 dias para entrar em vigor. Além disso a medida também pode gerar economia para o consumidor na hora de encher o tanque.

Aprovada em dois turnos por unanimidade na Câmara Municipal, a Lei 11.081/17 torna obrigatório expressar com apenas duas casas decimais, de forma legível nos painéis de preço e nas bombas medidoras, o preço por litro dos combustíveis.

A legislação tem o objetivo de deixar mais claro para o consumidor o valor final do produto e garantir mais economia para os belo-horizontinos com a possibilidade de diminuição no preço do combustível. “A prática do terceiro dígito é utilizada unicamente como mecanismo para disfarçar o preço real do combustível, perfazendo assim uma prática irregular”, afirma o vereador Wesley Autoescola (PHS), autor do projeto de lei aprovado.

Para o parlamentar, a estratégia do terceiro dígito é utilizada como um mecanismo que beneficia somente o vendedor, disfarçando o preço e limitando a livre concorrência entre os postos, que geralmente alteram somente o terceiro dígito dos valores dos combustíveis. Segundo os cálculos apresentados na medida, o terceiro dígito, geralmente um 9, gera um adicional de R$ 0,90 para o revendedor a cada 100 litros comercializados.

Os postos que violarem a legislação estão sujeitos à multa ou interdição temporária das atividades, podendo até mesmo ter a licença do estabelecimento cassada. O Executivo ainda terá 60 dias para regulamentar o texto, determinado qual o órgão que ficará responsável pela fiscalização do cumprimento da lei, que deve começar a valer em 90 dias. 

Com Câmara Municipal de Belo Horizonte