FecharX

Prêmio BDMG Instrumental apresenta sua 15ª edição no Teatro Sesiminas

Doze músicos mineiros se apresentam pelo prêmio nos dias 15, 16 e 17



Créditos da imagem: Pat Albuquerque
Main 132743 senta a pua pat albuquerque
Grupo Senta a Pua apresenta seu repertório na final do XV Prêmio BDMG Instrumental
Redação Sou BH
11/05/15 às 13:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

A 15ª edição do Prêmio BDMG Instrumental tem definidos os candidatos à premiação deste ano. Doze compositores e instrumentistas concorrem ao prêmio na segunda fase do programa, que tem apresentações agendadas para os dias 15, 16 e 17 de maio, no Teatro Sesiminas, com acesso gratuito.

Os candidatos são selecionados por uma comissão julgadora composta pelos músicos Christiano Caldas, Flávio Henrique e Sérgio Santos. Instrumentistas de BH e do interior do Estado chamam a atenção por sua qualidade musical, além de apresentarem uma grande diversidade de instrumentos para essa edição do prêmio.

Os candidatos começam suas apresentações no dia 15, sexta-feira. Os músicos José Namen (piano), Bernardo Fabris (saxofone), Nilton Moreira (flauta), Gil Costa (saxofone), Expedito Andrade (guitarra) e Breno Mendonça (saxofone) são as atrações da noite.

Já no sábado, os candidatos Fred Selva (marimba), Carlos Walter (violão), William Alves (trompete), Guanduo, formado por Eduardo Pinheiro Brandão e Juliano Câmara Santos (violão de 7 cordas), Alexandre Andrés (flauta) e Léo Pires (bateria) participam da semifinal.

No domingo, acontece a final, que trará seis músicos selecionados a partir das apresentações dos dias anteriores, sendo quatro deles premiados. Os outros dois finalistas, o melhor arranjador e os dois instrumentistas de destaque também ganharão prêmios.

Os vencedores do XV Prêmio BDMG Instrumental receberão uma quantia de R$ 9 mil cada e a produção de shows em Belo Horizonte e São Paulo. 

Ainda na apresentação do domingo, antes do anúncio dos vencedores, o grupo mineiro Senta a Pua Gafieira, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo, apresenta seu repertório com temas do CD "Baile", escolhido como o melhor álbum instrumental autoral e de produção independente de 2015 em Minas Gerais. À frente do grupo está o músico Rodrigo Torino, que já passou pelo programa Jovem Instrumentista BDMG e foi vencedor do Prêmio BDMG Instrumental em 2010.

Na sexta-feira, as apresentações começam às 20h, já no sábado e domingo, às 19h.