FecharX

Previna-se! Em BH, são 55 casos de dengue, por dia

Transmissor de 3 graves doenças, o Aedes aegypti é o grande inimigo nesta estação



Créditos da imagem: Divulgação
Main 162259 aedes
Mosquito é responsável por transmitir doenças, como dengue, zika e chikungunya
Redação Sou BH
17/02/16 às 17:52
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Este verão está longe de ser de sombra e água fresca. Em alerta, Belo Horizonte continua com altos índices de dengue. Já são 7 mil pessoas com suspeita e 2,3 mil casos confirmados da doença, desde o início do ano.Porém, não é apenas a dengue que preocupa o governo e os cidadãos. O mosquito Aedes aegypti transmite também outras duas doenças: a zika e chikungunya. 

O vírus da zika talvez seja o mais assustador deles, por estar associado à microcefalia, doença neurológica, que afeta o desenvolvimento do crânio e cérebro do bebê. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 3.852 casos estão sob investigação e 462 foram confirmados, sendo que 41 deles possuem relação com a zika.

Para controlar a situação, a Prefeitura de BH criou um mutirão que visa percorrer toda a capital, combatendo focos do mosquito. De segunda a sexta-feira, os mutirões contam com profissionais da Saúde, Defesa Civil, Limpeza Urbana, Guarda Municipal e parte dos 270 militares do Exército, que estão na cidade para ajudar com a prevenção. O projeto, que já vistoriou 100 mil casas, segue um circuito por BH: nas segundas, ele é realizado na Região Norte; às terças, na Região Nordeste e Pampulha; nas quartas, Leste e Venda Nova; já nas quintas, no Barreiro e Região Oeste; e às sextas o projeto é finalizado nas Regiões Noroeste e Centro-sul.  

Mas não espere de braços cruzados, você também pode fazer a sua parte. Por isso, o Sou BH separou algumas dicas importantes para você fugir da zika e acabar com o mosquito, de uma vez por todas. Elas podem parecer clichê, mas são fundamentais para o fim deste pesadelo. Confira:

- Não deixe acumular água limpa e parada. Dessa forma, não descarte garrafas, pneus e outros objetos no quintal, use areia nos pratinhos de vasos de plantas;

- Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;

- Cheque sempre os ralos e calhas. Esses locais acumulam folhas e resíduos que impedem o escoamento da água;

- Mantenha a caixa d’água sempre fechada, assim como a piscina;

- Use sal de cozinha em ralos, após chuva ou escoamento de água;

- Todos devem usar repelentes diariamente, principalmente as grávidas. 

Segundo especialistas, usar repelente durante todo o dia é uma das medidas eficazes para ficar livre das picadas. O ideal é sempre aplicar por último, depois de qualquer produto usado no corpo. Pensando nisso, a LABEL lançou o repelente SUN (fps 30) que, além de seguir à risca as instruções do combate ao mosquito o produto vai resolver dois problemas de uma só vez: além de afastar o mosquito Aedes, garante a proteção contra os raios solares. Nada melhor que ficar livre do mosquito mais temido no país. Outras informações sobre o produto e como adquiri-lo você pode encontrar no site da LABEL.