FecharX

Ouvidoria-Geral do Estado tem primeira mulher negra a ocupar cargo

A bióloga Jane Pimenta toma posse à frente da Ouvidoria Ambiental e traz trajetória de engajamento e pioneirismo



Créditos da imagem: Carlos Alberto/Imprensa MG
Main 144758 janepimenta fotodecarlosalberto imprensamg
Redação Sou BH
18/11/17 às 13:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

A nova Ouvidora Ambiental do Estado de Minas Gerais chegou ao cargo trazendo uma longa bagagem de engajamento social, pesquisa e liderança em projetos importantes para a população, tanto em âmbito social quanto ambiental. Jane Pimenta, bióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais, representa um marco na história da Ouvidoria-Geral: é a primeira mulher negra a chefiar um dos braços da instituição.

A trajetória da ouvidora é carregada de desafios e conquistas essenciais para o exercício do cargo, que traz a responsabilidade de mediar as discussões entre a população e o poder executivo. Em entrevista para a Agência Minas, Jane contou sua experiência à frente de diversos projetos antes de chegar à Ouvidoria.

Como ex-gestora ambiental na Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, Jane deixou legados nas bacias hidrográficas do Rio das Velhas e do Ribeirão da Mata. Desenvolveu diversas soluções ambientais no Projeto Manuelzão, da UFMG, com atuação em 51 municípios mineiros, e na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Esteve à frente na elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Programas de Coletas Seletivas, no período de sua atuação na Fundação Israel Pinheiro, com trabalhos nos 853 municípios do estado.

Desenvolveu pesquisas no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e em projetos de fôlego como membro dos Núcleos de Apoio às Regionais do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam/Narc’s), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Compôs a lista tríplice na seleção pública para coordenar a Ouvidoria Ambiental e, em 2017, foi nomeada foi nomeada pelo governador Fernando Pimentel para ocupar o cargo. "É de uma grande responsabilidade, ao mesmo tempo uma satisfação e um desafio. É importante para a minha raça, pois sabemos o quanto é imprescindível ter representatividade nos mais variados segmentos e o significado disso para as nossas crianças e jovens, por exemplo", afirmou. 

Confira a entrevista completa com a nova ouvidora aqui.

Com Agência Minas