FecharX

Primeiras Varandas Urbanas de BH ficam prontas no próximo mês

Projeto inspirado nos parklets norte-americanos chega a BH com primeiras unidades na região Centro-Sul



Créditos da imagem: Raquel Bernardes
Main 174707 varandas urbanas pbh raquel bernardes
Primeiras Varandas Urbanas são instaladas em BH
Redação Sou BH
28/05/15 às 18:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

O processo de construção dos primeiros parklets de Belo Horizonte começou no último dia 21. Na capital mineira, os espaços serão chamados de Varandas Urbanas, e as duas primeiras unidades ficarão uma na Rua dos Goitacazes, entre as ruas Espírito Santo e Rio de Janeiro, e outra na Avenida Bandeirantes, entre as ruas Ribeiro Junqueira e Júlio Vidal.

A Varanda Urbana da Rua dos Goitacazes está sendo montada desde o dia 21 de maio e fica pronta em, aproximadamente, 15 dias. A unidade da Avenida Bandeirantes tem previsão de entrega entre os dias 15 e 20 de junho. Os projetos arquitetônicos e de decoração dos locais são uma atração a parte. Na Rua Goitacazes, o projeto é inspirado nas praças das cidades do interior mineiro, e possui uma área de, aproximadamente, 20 m². Já na Avenida Bandeirantes, a Varanda Urbana tem um estilo mais moderno e contemporâneo em um espaço de 15 m².

Regras básicas para implantação dos parklets em BH (mais detalhes no decreto 15.895/15)

  • Estar localizado em via com velocidade regulamentada de até 40 km/h (salvo autorização específica da BHTrans).
  • Não ocupar vagas de estacionamento destinadas a idosos, a pessoas com deficiência e outras que possuam regulamentação especial.
  • Não obstruir faixas de travessia de pedestres, rebaixos de meio-fio, acessos a garagens, ciclovias, pistas de caminhada, pontos de ônibus e táxi.
  • Apresentar proteção ao usuário nas faces voltadas para a pista de rolamento, devendo ser acessado apenas a partir do passeio ou da área de circulação de pedestres.
  • Apresentar sinalização refletiva.
  • Atender normas de segurança e acessibilidade.
  • Ser removível.
  • Não ocupar espaço superior a 2,20 metros de largura por 10 metros de comprimento em vagas paralelas ao alinhamento da calçada ou de 4,40 metros de largura por 5 metros de comprimento em vagas perpendiculares ou a 45º do alinhamento.