FecharX

Professores desbravam o coração do Brasil

Coletivo Terra Negra pretende espalhar conhecimento em expedição pelo interior brasileiro



Créditos da imagem: Rafael Carrieri
Main 151018 terra negra rafael carrieri 2
Professores deixam o conforto da sala de aula para desbravar o Brasil
Redação Sou BH
29/12/15 às 16:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:26

Por Júlia Alves, colaboradora do Sou BH

Durante o mês de Janeiro, entre os dias 4 e 28, um grupo de professores adentra o coração do Brasil e percorre cerca de 10 mil quilômetros do “sertão” do país. Com o objetivo de enriquecer o conhecimento sobre a região, eles irão registrar e analisar as características da fauna, flora, morfologia, geografia, economia, cultura, memória e história, assim como, suas relações com o sertanejo. 

Participando do projeto Terra Negra, João Marcelo Torres Madureira, Percy Fernandes, Victor Augusto Ferreira (Geografia), Ângelo Bagni (Biologia), William Menez, Gabriel Verdin e Rafael Verdin (História) saem do conforto da sala de aula e apresentar uma nova forma de educação, verdadeiramente interdisciplinar e prática. Essa construção e reconstrução do sertanejo será registrada em vídeo, áudio e nos relatos de viagem poetizados pelo professor Flávio de Castro e nas fotografias de Rafael Carrieri. 

A expedição atravessa seis estados brasileiros, sendo eles Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Piauí e Maranhão, com paradas em localidades estratégicas, escolhidas a partir dos critérios estudados previamente pela equipe. Entre algumas delas; o Parque Nacional das Sempre-Vivas - MG, Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu - MG, o Projeto Jaíba - MG, Parque Estadual do Terra Ronca - GO, Parque Estadual do Jalapão - TO, Parque Estadual do Cantão - TO, Parque Nacional Chapada Das Mesas - MA e a fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Com uma pesquisa aprofundada das características gerais e específicas dessas localidades, o projeto agrada ao público que se interessa por viagem e aventura, mas, também, aqueles em busca de aprofundar seus conhecimentos.

Como produto da expedição, será lançado um livro sobre o Brasil Central, um documentário e pequenos vídeos disponibilizados nas redes sociais e no canal do Terra Negra Brasil, no Youtube. Após a publicação do livro, o projeto irá retornar às localidades visitadas para oferecer palestras aos moradores, reforçando a importância da valorização das tradições e das riquezas naturais e culturais do cerrado brasileiro.

Para mais informações sobre o projeto visite as redes sociais do Terra Negra: Youtube, Facebook e Instagram.