FecharX

Proibido! Parque das Mangabeiras pode deixar de receber eventos

Proposta prevê que festas públicas ou privadas não poderão mais acontecer no parque



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
03/10/17 às 17:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:05


Santa Rosa/PBH/Divulgação

Por Júlia Alves

Reaberto desde junho, o Parque das Mangabeiras pode deixar de receber qualquer tipo de evento público ou privado. Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte quer proibir a realização de festas com público superior a mil pessoas no parque.

A PL 174/2017 foi proposta pela vereadora Nely (PMN), no começo deste ano, sob a justificativa de assegurar a preservação do Parque das Mangabeiras. O texto apresentado à Câmara já está em apreciação no Plenário e pontua a importância ecológica da região e almeja impedir que a fauna e flora sejam afetadas pelos eventos realizados no local.

O projeto ainda não foi aprovado, mas, se entrar em vigor, permitirá a realização somente de eventos com menos de mil pessoas e que não tenham montagem de estruturas no local.

Situação atual

O Parque das Mangabeiras está aberto somente para visitação desde junho, com algumas áreas restritas e a suspensão de trilhas na mata. Segundo a assessoria de comunicação da Fundação de Parques Municipais (FPM), o órgão "está seguindo uma orientação da Câmara Municipal e, somente quando o plano de manejo para o parque estiver pronto, se posicionará sobre a realização dos eventos”.

Com ações de recuperação e manutenção, o parque também passa por um período de análise dos impactos que certas atividades exercem na região. Por isso, o fim de contratos com empresas de entretenimento que funcionavam no local levou ao encerramento de algumas atrações, a exemplo da tirolesa localizada no Mirante que, mesmo com a reabertura do parque, permanece fechada.

Plano de manejo

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, toda unidade de conservação deve possuir um plano de manejo. Segundo órgão federal, “o plano é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC”.

Segundo a assessoria da FPM, o plano para o Parque das Mangabeiras deve se adequar às especificações da região. Um estudo completo do local será feito e criará um mapeamento de todo o parque, diferenciando as áreas por índices de proteção. Além disso, serão elaboradas regras para o uso econômico e para visitações.

Para o presidente da Associação do Moradores do bairro Mangabeiras, o advogado Rodrigo Bedran, o local deve ter suas características respeitadas. "Afinal, áreas de preservação não podem receber eventos de grande e médio porte”, afirma ao Sou BH. 

Segundo o presidente, o plano de manejo tem o objetivo de fazer um estudo aprofundado do parque para pontuar melhor o uso para fins recreativos que garantam a preservação da fauna e da flora da região para as gerações futuras.