FecharX

Ligações indesejadas de telemarketing poderão ser bloqueadas em BH, prevê projeto

PL em tramitação na Câmara propõe um cadastro para quem quer se livrar desses telefonemas



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
17/08/17 às 13:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:05


Banco de Imagens/Shutterstock

Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte pode instituir o fim das ligações de telemarketing para pessoas físicas ou jurídicas. O texto recebeu parecer favorável em primeiro turno na reunião da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas no início deste mês e segue para votação em Plenário.

A partir de um cadastro criado, gerenciado e divulgado pelo Procon Municipal, as empresas ficariam proibidas de ligar para os números registrados. Segundo o autor da PL 188/13, o vereador Preto (DEM), a intenção é criar barreiras que impeçam essas ligações indesejadas, dando o poder de decisão para o consumidor. "O objetivo é oferecer ao usuário de telefonia fixa e móvel do Município a alternativa do não recebimento desse tipo de chamada. Esse é um serviço que tem ultrapassado os limites de tolerância e razoabilidade", afirmou o parlamentar em sua justificativa. 

Para inclusão no cadastro, o titular da linha deverá registrar no site desenvolvido pelo Procon as seguintes informações: nome ou razão social, RG ou inscrição social, CPF ou CNPJ, endereço, CEP, e-mail e o telefone que será cadastrado. O registro poderá receber números de telefones fixos ou móveis.

Se aprovada, a lei prevê que as empresas de telemarketing, que terão acesso a esta lista por meio do site oficial do Procon, ficarão proibidas de efetuar ligações para os números cadastrados após 30 dias da inclusão. A multa para quem infringir a norma é de R$ 5 mil por ligação realizada.

Ainda segundo o texto, a lei não se aplicará às ONGs e entidades filantrópicas que utilizam de telemarketing para receber doações.