FecharX

Projeto "Moradores - a Humanidade do Patrimônio Histório" chega a BH

Praças receberão tendas, exposições fotográficas e multimídias para homenagear os moradores da capital



Créditos da imagem: Divulgação
Main 182052 moradores tiradentes
O projeto já passou por dez cidades de cinco estados brasileiros
Redação Sou BH
02/07/15 às 18:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:20

Durante o mês de julho, as praças Sete, da Savassi e da Liberdade recebem o projeto "Moradores - A Humanidade do Patrimônio", que vai homenagear a memória dos moradores da capital, com uma exposição multimídia, varal fotográfico e debate sobre o patrimônio.

Nas tendas que serão montadas nas praças, os moradores serão convidados a serem fotografados e a contarem suas histórias e sua relação com Belo Horizonte. Deste material, será feito um catálogo, um filme e uma exposição que ocupará a Praça da Liberdade entre os dias 21 e 29 de julho.

“Tudo começa com uma tenda montada numa praça, uma câmera ligada e um convite para os moradores serem fotografados e contarem suas histórias. A partir deste momento, provocamos em cada um a percepção de que a sua memória e sua relação cultural com a cidade em que vive são um patrimônio a ser preservado para as futuras gerações”, explica o jornalista Gustavo Nolasco, um dos criadores do projeto, ao lado dos fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o diretor de audiovisual Alexandre Baxter.

Projeto Moradores é uma criação do coletivo NITRO + Alicate e já passou por dez cidades de cinco estados brasileiros. Trata-se de uma ação de Educação Patrimonial e manifesto de ocupação urbana pela valorização das identidades culturais e da memória das pessoas como patrimônio imaterial singular de cada uma das cidades brasileiras.

Além das pessoas que passarem por essas praças, a equipe do projeto levará até as tendas, pessoas “populares” como músicos, líderes comunitários, mestres do saber, atores e até mesmo aqueles jardineiros que há anos cuidando das praças e são conhecidos por todos nos bairros.

No dia 25 de julho, o projeto promove uma Roda de Conversas, no Memorial Minas Gerais Vale, com a participação de lideranças do patrimônio histórico, artístico e cultural do país, como a presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), Michele Arroyo. Neste encontro, também será lançado o catálogo da exposição.

Esta etapa do Projeto Moradores será realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Ela tem o patrocínio da Casa UNA e a parceria do Governo de Minas Geraisdo IEPHA/MG, do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, do Memorial Minas Gerais Vale e do Centro Fotográfico.

Programação das tendas e debate:

- Tenda fotográfica - Praça Sete
Datas: 10 e 02/07, quarta e quinta-feira Horário: 9h às 17h

- Tenda fotográfica – Praça da Savassi
Datas: 03 e 04/07, sexta e sábado Horário: 9h às 17h

- Tenda fotográfica – Praça da Liberdade
Datas: 07 e 08/07, terça e quarta-feira Horário: 9h às 17h

Abertura da exposição
Local: Alameda central da Praça da Liberdade
Data: 21/07, terça-feira  Horário: 19h

- Roda de Conversas e lançamento do catálogo da exposição
Local: Memorial Minas Gerais Vale – Circuito Cultural Praça da Liberdade
Data: 25/07, sábado, às 11h