FecharX

Projetos culturais serão patrocinados pela Oi e Oi Futuro

<p>Minas Gerais teve 22 projetos aprovados pelas leis de incentivo</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:57

Vinte e dois projetos foram selecionados para serem patrocinados em 2013 pela Oi e Oi Futuro em Minas Gerais. Ao longo deste ano, o programa vai trazer para o estado projetos inéditos e de grande sucesso de crítica e público, como o Eletronika, festival de novas tendências, e o File Games, cuja edição carioca acontece até o final do mês de abril no Oi Futuro Flamengo.

Também continuarão recebendo o patrocínio da Oi em Minas Gerais eventos já consagrados, como os festivais de cinema Anima Mundi (animação), Indie (mostra do cinema alternativo mundial) e É Tudo Verdade (documentários), o Verão Arte Contemporânea e a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre outros. Ainda na área da sétima arte, uma novidade será o Cinefoot ? Festival de Cinema de Futebol.

Além dos projetos selecionados para patrocínio, o edital vai beneficiar sete projetos em Minas Gerais pela modalidade de cessão de espaço do centro cultural do Oi Futuro em Belo Horizonte. São iniciativas das áreas de música, artes cênicas e artes visuais, que ocuparão as galerias ou o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

?A Oi se orgulha de seu papel pioneiro no fomento à cultura em todo o Brasil. A atuação do Oi Futuro, o instituto de responsabilidade social da Oi, no incentivo às atividades culturais, beneficiou todas as regiões do país em seus 12 anos de história, inclusive com a criação de centros culturais em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro?, diz José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro.

Ao todo, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados vai beneficiar 103 projetos de 12 estados brasileiros, nas áreas de audiovisual, artes cênicas, artes visuais, cultura popular, dança, espaços culturais, música, patrimônio cultural, pensamento, publicação e documentação e transmídia. A lista pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br.

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados tem como objetivo estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura de todo o país. Nesta edição, foram beneficiadas iniciativas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Pará, Maranhão e Paraíba.

Um dos destaques da edição 2013 do edital é a seleção de grande número de projetos sediados fora das capitais, como o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e o Cinema no Rio (MG), a Orquestra de Sopros de Pindoretama (CE), o Festival de Rabeca de Bom Jesus (PI), e o Festival Nacional de Teatro Universitário de Pirenópolis (GO).

Também foram escolhidos projetos de importância nacional, que já têm uma tradição na agenda cultural brasileira, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival de Cinema de Gramado, o Festival do Rio e o Anima Mundi, plataformas de difusão da produção desenvolvida em todo o Brasil.

Apoiado em conceitos como acesso e inovação, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais, possibilitem o intercâmbio de ideias, e promovam a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados aspectos relevantes a capacidade de formação de novas plateias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.

Projetos aprovados em Minas Gerais

- Verão Arte Contemporânea 2014

- 8º FIQ ? Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

- Eletronika: Festival de Novas Tendências

- Festival SACI 2013 ? Sociabilização, Arte e Cultura na Infância

- FID 2013 ? Fórum Internacional de Dança

- Cinefoot ? Festival de Cinema de Futebol

- FETO

- Foto em Pauta

- Mira ? Sob o Olhar de Quem vê

- 1, 2 Na Dança 2013 ? 10 anos

- Espetáculo MetaForMose ? temporada e oficina de capacitação em teatro de bonecos

- Fluxus 2013

 - Indie 2013 ? Mostra de Cinema Mundial

- Café das Artes

- File BH

- Trans-Amazônia

- Anima Mundi

- É tudo Verdade

- I Love Jazz (5ª edição)

- Cinema no Rio (9ª edição)

- 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes

- Festival de Inverno de Música, Artes Cênicas e Visuais de Ouro Preto e Mariana

Espetáculos aprovados para ocupação do Teatro Klauss Vianna

- Tropicalidade

- Como me gusta

- Evoé Música para ser vista

- Aldebaran ? estréia do espetáculo do Grupo Officina Multimédia

- Saindo do Lugar ? Nathy Faria

- Variações Contemporâneas

- Diário de A