FecharX

Minas já registra 263 focos de incêndio em três dias e se prepara para pior época do ano

Com o fim do inverno e a umidade do ar baixa, o cuidado deve ser redobrado com atitudes que podem iniciar grandes incêndios



Créditos da imagem: Erick Capanema/PBH
Main 185130 19391912471 7aac63b127 o
Redação Sou BH
06/09/17 às 20:04
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Uma queimada que atingiu o Parque Serra do Rola Moça por três dias consecutivos se tornou assunto no noticiário e nas redes sociais nesta semana. O tema, no entanto, pode se tornar corriqueiro nos próximos dias, considerando a época do ano e os baixíssimos índices de umidade relativa do ar em BH e no Estado mineiro. Apenas nos três primeiros dias de setembro, foram registrados 263 focos de incêndio em Minas.

E o pior ainda pode estar por vir. "Normalmente, a metade da área queimada em um ano acontece no mês de setembro", explica ao SouBH o major Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros. Com o fim do inverno, as temperaturas tendem a aumentar, mas o tempo deve permanecer seco por um período. Em agosto, o Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas anotou 208 ocorrências de incêndios florestais no Estado - mais da metade do número total deste ano. 

 


Divulgação/Centro Meteorológico da PUC Minas - Tempo Clima

Quase 100% das queimadas são de origem humana e potencializadas por condições do tempo como umidade baixa, ventos fortes e temperaturas mais altas. Os incêndios causam grandes estragos em áreas verdes, reservas ambientais e parques estaduais. O major também afirma que a interferência do comportamento das pessoas na quantidade de ocorrências pode ser comprovada uma vez que 1/3 das ocorrências acontece na região metropolitana de BH, onde há presença humana. 

Números


Em Minas Gerais há diversas Unidades de Conservação Estaduais, que são áreas protegidas pelo Governo dividas por tipos como Parque Estadual, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Monumento Natural, entre outros. Em 2017, alguns números chamam a atenção para a grande quantidade de ocorrências de incêndios registrados dentro destas áreas e no seu entorno.

O Parque Estadual Serra do Rola Moça registrou 60 ocorrências até o mês de agosto, totalizando mais de 50 hectares atingidos, na área interna e no entorno da Unidade de Conservação. Já a Área de Proteção Ambiental Sul RMBH, que contempla 13 municípios da Grande BH, teve quase 300 hectares da sua área interna atingida pelas queimadas, em 16 registros de incêndio neste ano. 

Na queimada desta semana, o fogo começou a se alastrar às 12h de domingo (3) e envolveu uma equipe de quase 70 pessoas, entre brigadistas, bombeiros e policiais militares. O incêndio só foi debelado somente na manhã de ontem (5) e, agora, a estratégia do corpo de bombeiros é apagar rapidamente os pequenos focos que surgirem, na intenção de não se alastrar pela área.