FecharX

Ribeirão das Neves tem dia de caos após tempestade: igreja, escola e hospital danificados

Com ventos de até 73 km/h e registro de granizo, cidade decretou estado de emergência



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
30/11/17 às 23:24
Atualizado em 01/02/19 às 19:13


Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Ribeirão das Neves decretou nesta quinta-feira (30) estado de emergência e contabilizou prejuízos após receber forte tempestade ontem. A Defesa Civil Estadual, a Prefeitura de Ribeirão das Neves e outros órgãos realizaram durante todo o dia mutirão pelas áreas mais afetadas. As entidades verificaram os locais sem energia elétrica, com queda de árvores, e os imóveis danificados, entre eles uma igreja, um hospital e escolas. Apesar dos estragos a propriedades particulares e públicas, não houve feridos.

Com a parte central de Ribeirão das Neves ainda sem energia elétrica, a rede de telefonia funcionando precariamente, e prédios do governo, áreas residências e estabelecimentos comerciais destruídos, o mutirão liderado pela prefeitura circulou pela cidade para remediar os danos e contabilizar os prejuízos, ainda sem números exatos.


Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Segundo a Defesa Civil Estadual, a Cemig já visitou locais afetados verificando a energia, sem previsão de normalização total. O órgão ainda não possui números precisos de desabrigados e danos ao patrimônio. E alerta para a possibilidade de novas pancadas de chuvas, porém, sem a mesma intensidade de ontem, que registrou ventos de 73 km/h durante 15 minutos de tempestade. De acordo com o ClimaTempo, as chuvas intensas na região devem persistir até a próxima semana.

A Prefeitura de Ribeirão das Neves ainda registrou outros danos mais graves, como a queda do teto da UPA Joanico, que resultou na transferência de pacientes para a UPA Justinópolis. Os pacientes do terceiro andar do Hospital São Judas Tadeu foram realocados para o segundo andar após o desabamento de parte da estrutura do local.


Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O Prefeito Junynho Martins e agentes da Defesa Civil estão fazendo um levantamento da atual situação da cidade e percorrendo as áreas mais afetadas. Com a participação da Defesa Civil Estadual e do Governo Federal, os órgãos competentes do governo trabalham nos locais afetados desde a madrugada de hoje.

Segundo o Corpo de Bombeiros, além dos estragos já contabilizados foram registradas 38 ocorrências de corte de árvores em Ribeirão das Neves desde a tarde de ontem, além de ocorrências de alagamentos e queda de estruturas. Com viaturas e pessoal de plantão, os bombeiros seguem atendendo chamados na região.