FecharX

Santa Tereza ganha título e proteção de Patrimônio de BH

Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município aprovou com unanimidade a medida que protege 288 imóveis em Santê



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 170657 tombamento sante charles torres
Santa Tereza é, agora, Patrimônio Municipal
Redação Sou BH
05/03/15 às 18:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

A história, charme e tradição da arquitetura de Santa Tereza agora são Patrimônio Municipal. A decisão foi tomada na última quarta-feira (4), na reunião do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.

Foi decretada a proteção de 288 imóveis, entre públicos e privados, e quatro praças. Casas históricas das décadas de 1920 e 1930 são mais de 90% entre os bens protegidos. Entre os edifícios públicos, estão o do Quartel da PM, o Mercado Distrital e a Paróquia de Santa Tereza, na Rua Mármore, onde ficam 36 construções. O dossiê da Fundação Municipal de Cultura e da Diretoria de Patrimônio também prevê uma série de restrições referentes à verticalização do espaço, que já passa a valer a partir data da decisão.

Contudo, a decisão não tem aprovação unânime entre os proprietários da região, uma vez que alguns deles temem pela depreciação no valor de seus imóveis e pelas restrições para alterações nas fachadas. Os moradores que discordarem da decisão deverão apresentar sua objeção à FMC ou à DIPC em um prazo de quinze (15) dias. Quem concordar com o tombamento, pode solicitar isenção de IPTU e contar com recursos para restauração por meio das leis de incentivo à cultura.