FecharX

Santê pode virar Patrimônio Histórico tombado

Cerca de 300 imóveis no bairro estão incluídos em uma proposta de tombamento que aguarda votação



Créditos da imagem: Charles Tôrres
Main 132842 tombamento sante charles torres
Santa Tereza pode ser tombado e se tornar Patrimônio Histórico
Redação Sou BH
04/03/15 às 14:50
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Todo o charme e história presentes nas fachadas de Santa Tereza podem ganhar título e proteção de Patrimônio Histórico. Um material elaborado por técnicos da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e da Diretoria de Patrimônio Cultural (DIPC) será apresentado e debatido, nesta quarta-feira (4), na Reunião do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.

O documento vem sendo mantido em sigilo, mas conforme o que é ouvido nos bastidores, ele sugere a preservação de cerca de 300 imóveis, entre públicos e privados. Porém, uma vez que se trata de um bairro predominantemente residencial, mais de 90% das propriedades são casas e sobrados históricos particulares.

Embora a medida soe bem aos ouvidos de alguns moradores, as opiniões são divididas. Os que não abraçaram a causa do tombamento temem pelas possíveis depreciações nos valores de venda e pela impossibilidade de promover alterações nas fachadas de seus imóveis.

A questão do tombamento vem sendo discutida desde os anos 90, mas só agora a decisão será efetivamente tomada. A reunião, que acontecerá logo mais no Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, não dá um resultado definitivo à questão, uma vez que, em caso de um resultado favorável à preservação, os proprietários dos imóveis terão um prazo de 15 dias para se manifestarem contra ou a favor da decisão. 

Em caso de desacordo entre as partes, haverá uma nova reunião do Conselho, na qual a questão será discutida novamente para a deliberação sobre a pertinência da proteção definitiva.