FecharX

Secretaria de Saúde intensifica ações contra a dengue

<p>Apresentação de esquetes em vagões do metrô e trabalhos com crianças em creches da capital estão entre as atividades </p>



Créditos da imagem:
Main secretaria de saude intensifica acoes contra a dengue
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Com o objetivo de promover ações contra a dengue em locais de grande circulação em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) deu início na última semana a uma temporada de intervenções no metrô da capital.

Os vagões do trem metropolitano foram palco de apresentações do MobilizaSUS-BH, grupo de arte e mobilização da SMSA, que encenou o esquete ?Embarque na Saúde?, uma crítica bem humorada contra os maus hábitos das pessoas que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Pesquisas realizadas pela SMSA apontam que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências. Por isso, durante as apresentações os atores alertam o público a não deixar recipientes como pneus, garrafas e outros inservíveis em locais descobertos, para evitar o acúmulo de água.

As intervenções no metrô vêm sendo realizadas em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) desde setembro de 2013. O público-alvo são as cerca de 230 mil pessoas que utilizam diariamente esse tipo transporte na capital.

A encenação chama a atenção dos passageiros ainda no terminal de embarque. Com um figurino inconfundível, o casal Donato e Donana (interpretado pelos atores José Almeida e Jey Barcelos) embarca no metrô dando início a uma grande discussão.

Marido e mulher passam a se acusar pelo descuido com objetos do cotidiano, como garrafas deixadas em locais descobertos com o gargalo virado para cima, além de outros utensílios domésticos, como baldes com roupa para lavar deixados no quintal semanas a fio com água parada. Ao invés de cada um fazer a sua parte, ficam somente cobrando atitudes corretas do outro. Mas, ao final, todos reconhecem que estavam sendo negligentes e que precisam mudar de atitude.

O trabalho de conscientização continua quando, algumas estações à frente, entram em cena os ?atores invisíveis? do Mobiliza/SUS-BH, que começam a interagir com os passageiros como simples usuários do metrô. Repercutem o comportamento do casal, trocam ideias e divulgam mensagens de sensibilização sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da doença.

Durante toda a encenação os passageiros se tornam coadjuvantes. Receptivos, interferem nas cenas e interagem com os atores. Foi o caso da técnica em enfermagem Tânia Beatriz Lopes Amorim, do Hospital Galba Veloso, que participou ativamente do processo. 

Recado para crianças e adolescentes

Depois da bem sucedida participação da SMSA no programa Férias no Parque em janeiro, quando o Mobiliza-SUS BH levou mensagens de combate à dengue de forma lúdica a crianças e jovens, neste mês de fevereiro está sendo trabalhada a prevenção com crianças de creches e educandários da região Norte da capital. 

Na primeira semana do mês foram contempladas as creches Santa Terezinha, Benedita Hilídia da Silva Rezende e Etelvina Caetano de Souza, além das Unidades Municipais de Ensino Infantil (Umeis) 1º de Maio e Heliópolis. Os alunos assistiram ao esquete "Vila Feliz no Combate à Dengue", que conta a história de Mariana, uma garotinha que fica algum tempo desaparecida até ser encontrada com sintomas da dengue. A mensagem transmitida pelos atores reforça a importância da adoção de medidas básicas para evitar a doença. 

Fonte: Prefeitura de BH