FecharX

Ser nerd é pop?

<p>Após sofrer muitos preconceitos, o grupo se transformou em um novo padrão de comportamento</p>



Créditos da imagem:
Main arquivo anime festival
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Quem aí se lembra de chamar aquele amigo inteligente de nerd? Acreditem ou não, esse grupo agora conta com um dia só para eles. Comemorado no domingo (25), a data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, ?Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança?, que estreou em 1977.

Além disso, essa data também marca o ?Dia da Toalha?, uma celebração a Douglas Adams, autor da série ?O Mochileiro das Galáxias?, na qual, além de narrar as aventuras de Arthur Dente, mostra como a toalha é um item indispensável a todo mochileiro - para ele, a toalha pode ser usada como agasalho, capa, turbante, gorro ou até como arma.

Com a popularização da internet, esse público conseguiu conquistar um grande espaço na mídia. Prova disso são os seriados ?The Big Bang Theory? e ?Glee?, que fazem sucesso até com o público que não se considera nerd. ?As pessoas começaram a perceber que gostavam das mesmas coisas que os personagens da série e, descobriram que a ?nerdisse? também era pop?, comenta Manoel Rocha, estudante. 

Mas o que será que transformou esse público, que antes sofria muitos preconceitos, em um novo padrão de comportamento? Para Cesar Ikko, presidente da Animecon Eventos, o crescimento dos eventos de quadrinhos aproximou as pessoas do mundo nerd. ?Acabou virando moda, muitos que não fazem parte desse mundo tem até frequentado os eventos, e por consequência, acabam se tornando nerds e seduzidos por essa nova classe de entretenimento no Brasil?, afirmou. 

Prova disso é o Anime Festival, evento que completa dez anos de sucesso em Minas Gerais, com aproximadamente 10.000 participantes nas 27 edições realizadas. O tradicional festival também virou ponto de encontro de cosplay, fãs que se vestem e agem como seus personagens favoritos. E é claro que não podemos esquecer o FIQ, o maior festival de quadrinhos da América Latina, que traz à capital mineira visitantes e expositores de todos os cantos do Brasil e de outros países. 

Para aqueles que vestem a camisa e sentem o maior orgulho de ser nerd, parabéns pelo seu dia! E, continuem aproveitando esse caminho que os levam a aventuras extraordinárias. E para você que não é, aproveite o dia e desperte o espírito nerd que existe dentro de você.

Arquivo Anime Festival

Arquivo Anime Festival