FecharX

Ser solidário não tem idade

<p>Maiores de 60 anos e menores de 18 também podem doar sangue</p>



Créditos da imagem:
Main 2205 sangue
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Em junho de 2011, o Ministério da Saúde ampliou a doação de sangue aos menores de 18 anos e maiores de 60. Em Belo Horizonte, o Hemocentro (Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia) atende candidatos com 16 e 17 anos. A única diferença é que os candidatos devem apresentar documento de identidade original e oficial com foto e autorização de responsável legal antes da coleta de sangue.

Os requisitos para a doação são os mesmo: pesar mais de 50 kg, estar com boa saúde e dormir bem na noite anterior à doação. No caso de jovens, um formulário de autorização preenchido, inclusive com o telefone do responsável legal, é imprescindível. A autorização deve estar assinada e com firma reconhecida em cartório por ambos os pais (guardião ou tutor), no caso do doador estar desacompanhado no momento da doação.

Quem tem mais idade também pode ser solidário. A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos, mas os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

Caso o candidato tenha doado antes dos 60 anos em um hemocentro fora de Minas Gerais, será necessário apresentar uma declaração ou documento emitido pelo Serviço Hemoterápico. Além disso, será respeitado o intervalo de seis meses entre doações para os maiores de 60 anos.

Saiba mais sobre como doar sangue.