FecharX

Sudeste é a região mais preconceituosa do Brasil: 74% já falaram frases discriminatórias

Sete entre 10 brasileiros admitem já ter dito uma frase preconceituosa



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
16/10/17 às 19:54
Atualizado em 01/02/19 às 19:09


Fernando Frazão + Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Pesquisa inédita aponta que 7 entre cada 10 brasileiros já fizeram comentários preconceituosos, porém, somente 17% dos entrevistados admitem possuir algum preconceito. O Sudeste é a região mais preconceituosa do país. O estudo feito pela Skol, em parceria com o Ibope, abordou quatro tipos de preconceitos mais recorrentes: machismo, LGBTfobia, estético e racial.

De acordo com a pesquisa Skol Diálogos, realizada em todas as regiões do Brasil, 83% dos entrevistados declararam não ser preconceituoso, embora 72% admitiram já ter dito alguma expressão pejorativa. Determinadas frases, como “Mulher tem que se dar ao respeito”; “Pode ser gay, mas não precisa beijar em público”; “Não sou preconceituoso, até tenho um amigo negro”; e “Ele (a) é bonito, mas é gordinho (a) ” serviram como base para a pesquisa.

O machismo é o preconceito que se faz mais presente no cotidiano de 99% dos entrevistados. Desse percentual, 61% já utilizaram frases machistas. Enquanto isso, a LGBTfobia foi citada como o principal alvo entre os entrevistados que declararam possuir preconceitos, com 29%. Com 21% do total, a região Sudeste é a que mais se declarou preconceituosa do país, segundo a pesquisa.


Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo Ricardo Sales, pesquisador em diversidade na USP, o preconceito está naturalizado na sociedade brasileira. Como aponta a pesquisa ao contabilizar que 45% dos entrevistados conseguem identificar frases preconceituosas em seu ambiente de convívio. Mas somente metade deles reage de alguma forma. E 60% dessas pessoas que denunciam são mulheres.

A pesquisa tem o objetivo de refletir sobre o preconceito entre os brasileiros e lutar contra essa realidade. “O diálogo aproxima e conecta as pessoas. Essa pesquisa nos dá consistência para continuarmos essa conversa de maneira ampla e transparentem convidando a todos”, declara Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da Skol.

A pesquisa foi feita entre os dias 21 de 26 de setembro, a partir de 2002 entrevistas pessoais e domiciliares, elaborada com as bases mais atualizadas do censo e PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.


Veja a pesquisa da região Sudeste

Preconceito Declarado: A população do Sudeste foi a que mais se declarou preconceituosa
Sudeste: 21%
Norte/Centro-Oeste: 18%
Sul: 13%
Nordeste: 13%

Recorte regional: Sudeste
Mesmo entre os que não se julgam preconceituosos, 74% já falaram comentários preconceituosos.
61% dos entrevistados da região já fizeram comentários machistas
48% dos entrevistados já fizeram comentários racistas
46% já fizeram comentários homofóbicos
30% já fizeram comentários de preconceito estético/gordofobia

Vocabulário: Frases preconceituosas mais faladas no Sudeste
Mulher tem que se dar ao respeito (48%)
Mulher ao volante, perigo constante (32%)
Pode ser gay, mas não precisa beijar em público (28%)
Não sou preconceituoso, até tenho um amigo negro (27%)
Toda negra ou mulata tem samba no pé (26%)