FecharX

Teatro é reconhecido como patrimônio imaterial

Prefeitura e Fundação Municipal de Cultura promoveram sessão extraordinária ontem (22)



Créditos da imagem: Breno Pataro
Main 110146 bem imaterial breno pataro
Reunião do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural no MHAB
Redação Sou BH
23/10/14 às 12:01
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

Ontem (22), a Prefeitura de Belo Horizonte deu o primeiro passo para o reconhecimento do teatro como patrimônio imaterial da cidade. O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural se reuniu em sessão extraordinária no Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, para análise do inventário sobre a história do teatro no município e aprovação da abertura do registro do teatro de rua de Belo Horizonte, do teatro de bonecos e de um circuito de teatros da cidade como bens imateriais.

A reunião para deliberação foi aberta ao público e contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda, do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lêonidas de Oliveira, e de profissionais do setor, como o diretor e produtor Pedro Paulo Cava e o ator e diretor Elvécio Guimarães.

O processo prevê que o teatro de rua de Belo Horizonte e o teatro de bonecos entrem para o livro de registro de formas de expressão e ainda que um circuito de teatros que engloba o Marília, o Francisco Nunes e o Teatro da Cidade, entre outros, sejam documentados no livro de registro de lugares.

“Este é um momento maravilhoso do teatro em Belo Horizonte. Na prática, ele já é um patrimônio dos belo-horizontinos. Esta é mais uma ação que se une a outras que estão incentivando o fazer e o consumo do teatro em nossa cidade”, disse o prefeito Marcio Lacerda, que ressaltou o trabalho de revitalização de dois espaços importantes, os teatros Francisco Nunes e Marília. “Outras boas notícias são as inaugurações, no ano que vem, do Cine Santa Tereza e do Espaço Cênico do Bairro Alípio de Melo. Estes equipamentos importantes contribuem para fortalecer ainda mais a atividade teatral em Belo Horizonte. Esta que é a cidade onde a cultura ganha vida”, disse o prefeito.